Código de Ética dos Biólogos
Sobre os Princípios Fundamentais do Código de Ética do Profissional Biólogo, analise as afirmações.
 
I. Toda atividade do Biólogo deverá sempre consagrar respeito à vida e à qualidade do meio ambiente.
 
II. O Biólogo exercerá sua profissão de acordo com o "Princípio da Precaução", observando os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
III. O Biólogo terá como princípio o compromisso permanente com a geração, aplicação, transferência e divulgação de seus conhecimentos.
 
IV. O Biólogo deverá sempre agir em prol do desenvolvimento econômico e cultural das sociedades procurando sucessivamente ações mitigadoras e compensatórias para os impactos que vier a promover em conseqüência das suas atividades de pesquisa e atuação profissional.
 
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa que não se inclua dentre os direitos previstos pelo artigo 5º do Código de Ética dos Profissionais Biólogos.
Assinale a alternativa que correta e respectivamente completa as lacunas.
 
As dúvidas na interpretação e os casos omissos do Código de Ética dos Profissionais Biólogos serão resolvidos pelo(s) __________ , ouvido(s) _______
Com base no Código de Ética do Profissional Biólogo, leia as seguintes afirmações.
 
I. O Biólogo deve atuar com absoluta isenção, diligência e presteza, quando emitir laudos, pareceres, realizar perícias, pesquisas, consultorias, prestação de serviços e outras atividades profissionais, não ultrapassando os limites de suas atribuições e de sua competência.
 
II. O Biólogo não pode alterar, falsear, deturpar a interpretação, ser conivente ou permitir que sejam alterados os resultados de suas atividades profissionais ou de outro profissional que esteja no exercício legal da profissão.
 
III. Caberá aos Biólogos, principalmente docentes e orientadores, esclarecer, informar e orientar os estudantes de Biologia incentivando-os a observarem a legislação vigente e específica da profissão e os princípios e normas deste Código de Ética.
 
É correto o que se afirma em:
Os infratores das disposições do Código de Ética dos Profissionais Biólogos estão sujeitos às penalidades previstas no art. 25 da Lei nº 6.684, de 03 de setembro de 1979, e demais normas sem prejuízo de outras combinações legais aplicáveis. Na fixação da pena, serão considerados os seguintes fatores, exceto: