Código de Ética do Médico Veterinário
De acordo como Código de Ética do Médico Veterinário, elaborado pelo Conselho Federal De Medicina Veterinária – CFMV, é(são) dever(es) dos médicos veterinários no exercício de sua função:
 
I- Realizar a eutanásia nos casos devidamente justificados, observando princípios básicos de saúde pública, legislação de proteção aos animais e normas do CFMV.
 
II- Apropriar-se de bens, móveis ou imóveis, públicos ou privados de que tenha posse, em razão de cargo ou função, ou desviá-los em proveito próprio ou de outrem.
 
III- Evitar, sempre que possível, de comunicar aos órgãos competentes e ao CRMV de sua jurisdição as falhas nos regulamentos, procedimentos e normas das instituições em que trabalhe, sempre que representar riscos à saúde humana ou animal.
 
Está(ão) INCORRETA(S)
O Código de Ética é um instrumento normativo referencial para o exercício profissional. É nesse documento que conhecemos os nossos direitos e deveres profissionais em uniformidade de comportamento, a partir de uma conduta exemplar. Com base no código de ética, o médico veterinário deve:
A Resolução nº 1138, de 16 de dezembro 2016 aprova o novo Código de Ética do Médico Veterinário que entrou em vigor em 9 de setembro de 2017. Julgue as afirmativas abaixo, segundo o artigo 6º da resolução acima citada:
 
I. aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício dos animais, do homem e do meio-ambiente;
 
II. exercer a profissão evitando qualquer forma de mercantilismo;
 
III. combater o exercício legal da Medicina Veterinária denunciando toda violação às funções específicas que a ela compreende;
 
IV. assegurar, quando investido em função de direção, as condições para o desempenho profissional do médico veterinário;
 
V. relacionar-se com os demais profissionais, valorizando o respeito mútuo e a independência profissional de cada um, buscando sempre o bem-estar social da comunidade;
 
Assinale a alternativa correta quanto aos deveres do médico veterinário:
Sobre a Resolução nº 1138, de 16 de dezembro 2016 que aprova o novo Código de Ética do Médico Veterinário, julgue as afirmativas abaixo, segundo o artigo 19º:
 
I. comparecer e responder às convocações oficiais dos órgãos públicos fiscalizadores de atuação da empresa na qual exerce suas funções;
 
II. responder, integralmente e na data aprazada, os relatórios de RT (Responsável Técnico) solicitados pelo CRMV/CFMV;
 
III. elaborar minucioso laudo informativo ao CRMV/CFMV em caráter sigiloso, toda vez que o estabelecimento se negar e/ou dificultar a ação da fiscalização oficial ou da sua atuação profissional, acarretando com isso possíveis danos à qualidade dos produtos e serviços prestados.
 
Assinale a alternativa correta quanto aos deveres do Responsável Técnico:
A todo e qualquer profissional é requerida atuação com base em princípios éticos e morais.
 
Em relação ao código de ética do médico veterinário, julgue o item a seguir.
 
Quando necessário, o médico veterinário deve utilizar a posição hierárquica para impedir que seus subordinados atuem dentro dos princípios éticos.