Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 35 questões

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.
 
Enquanto compromisso ético, espera-se de um bom profissional que
 
I. esteja sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos.
 
II. tenha competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade para corresponder à confiança que é depositada nele.
 
III. reflita sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão, essa reflexão deve iniciar após a prática profissional.
 
IV. tenha atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade é exercida solitariamente em uma sala, ele faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho deste.
 
V. tenha uma postura pró-ativa, ou seja, não ficar restrito apenas às tarefas que foram dadas a você, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho, mesmo que ele seja temporário.
Em relação ao aspecto jurídico do sigilo profissional, a pessoa que rompe um segredo cujo conhecimento obteve numa relação profissional:
O código de ética é sempre uma coletânea de normas. É uma apresentação, em linhas gerais, para orientar a conduta profissional de uma classe de trabalhadores. Ele é tão importante que uma profissão não poderá ser exercida sem que seu código de ética seja definido.
 
De acordo com o código, é vedado ao Orientador Educacional:
Na atuação profissional, determinado secretário ausenta- se do seu posto de trabalho, diariamente, por cerca de quatro horas, para realizar atividades de cunho pessoal, com permissão da sua chefia imediata.
 
Do ponto de vista ético, é correto afirmar que essa situação é
Frequentemente, assistimos ao uso ambíguo de palavras que estabelecem uma associação terminológica por sinonímia de “moral e ética”, “moralidade e ética”, “valores e ética”, “valores e norma”, “axiologia e ética” e, ainda, “filosofia moral e ética” que se empregam em vários contextos do cotidiano como se de sinônimos se tratassem, resultando, daqui, não raras vezes, uma enorme confusão para quem necessita de as utilizar, dificultando, deste modo, a comunicação e a elaboração do pensamento. Para além disso, uma clarificação conceitual a este nível, potencia o estabelecer de diferenciações quanto ao uso dos conceitos referidos nos diversos contextos a que se referem, sejam eles de natureza reflexiva, crítica ou normativo- legal com expressivas consequências ao nível da construção do saber teórico e do saber prático atuais. Dos conceitos relacionados, assinale o que se encaixa corretamente à Ética.