Coberturas



A partir da figura acima julgue o item subsecutivo, a respeito de técnicas de execução de coberturas e impermeabilizações.

A inclinação de uma cobertura em telhas cerâmicas é dado suficiente para a escolha da telha cerâmica a ser empregada. A partir dessa escolha e de acordo com projeto específico, deve-se dimensionar a distribuição mais adequada de ripas, caibros e terças.

No que concerne a processo de gestão e finalização de serviços na administração pública, julgue o item subsequente.

Um sistema de cobertura configurado por um terraço jardim em região de temperatura elevada e clima seco pode reduzir sensivelmente a sensação térmica nos espaços que delimita, com a vantagem de dispensar sistemas de impermeabilização mais complexos, como mantas asfálticas aluminizadas.


A respeito das diversas peças que constituem o madeiramento dos telhados, assinale a afirmativa correta.


Considere as afirmativas abaixo:

I. Nos madeiramentos de telhado, a viga de madeira que é apoiada diretamente sobre a alvenaria e serve de apoio aos caibros é chamada de rincão.

II. Buzinote é o nome atribuído à pequena gárgula ou cano instalado habitualmente junto ao piso de terraços ou sacadas e calhas por onde são despejadas as águas pluviais aí captadas.

III. A peça de madeira que é disposta na vertical e voltada para a face interna dos vãos de portas e janelas e que articula as folhas das esquadrias é denominada caixilho.

Assinale:


Ao acompanhar a execução de uma obra, o arquiteto verifica vários itens, como confecção de cobertura, esquadrias, pisos e revestimentos.

Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.
   
As telhas geralmente são postas sobre os caibros. O peso das telhas é transmitido dos caibros às ripas, que o passa às terças e, dessas, às vigas. A viga mais baixa concentra todas as cargas e as descarrega sobre as paredes ou sobre os pilares.