Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 14 questões

As medusas são animais do grupo dos celenterados. Elas habitam praias com águas mornas e participam na formação dos corais. As caravelas também fazem parte desse grupo. Esses animais possuem uma hipnotoxina urticante que causa acidentalmente queimaduras em banhistas. Essa substância é termolábil, isto é, pode ser desativada com o uso da água marinha levemente aquecida e colocada no local. As células usadas para o ataque, a defesa e a digestão intracelular destes seres marinhos são particularmente denominadas por         
 
No verão, é comum observamos um aumento do número de caravelas-portuguesas (Physalia physalis, figura abaixo) nas praias.
 
 
 
 
Estes animais provocam acidentes em banhistas, uma vez que seus tentáculos liberam toxinas que ocasionam queimaduras na pele humana. Sobre as caravelas-portuguesas, é correto afirmar que:
Assinale a opção em que todas as características descritas pertencem aos Cnidários.
Os corais e as anêmonas-do-mar são organismos exclusivamente marinhos e se diferem de outros cnidários por apresentarem apenas as formas polipoides em seu ciclo de vida. Os corais são geralmente coloniais, e seus pólipos lembram pequenas anêmonas, enquanto as espécies coloniais das anêmonas-do-mar podem variar de alguns milímetros a poucos centímetros de altura. Esses animais no sistema de classificação dos cnidários estão incluídos em qual classe?
Acerca das células encontradas nos cnidários, analise as afirmativas a seguir.

I. As células mioepiteliais epidérmicas têm formas cúbicas e, além de servirem de revestimento, possibilitam a contração do corpo.

II. As células intersticiais são células que se localizam entre as bases das células mioepiteliais, são totipotentes e participam do crescimento e dos processos regenerativos do corpo.

III. As células sensoriais são capazes de captar estímulos ambientais e transmiti-los a células nervosas presentes no meso-hilo.

IV. As células glandulares da epiderme e da gastroderme secretam muco, cuja função é lubrificar o corpo, protegendo-o.

V. Os cnidoblastos, células urticantes, estão distribuídos somente na gastroderme; porém, em algumas espécies, podem se concentrar também ao redor da boca e tentáculos.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas