Climas do Brasil
Na região do semi-árido nordestino, associado à escassez de água, apresenta-se, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), um grave problema ambiental: a desertificação. A preocupação do ministério resultou na elaboração do mapa de suscetibilidade à desertificação no Brasil. A figura abaixo apresenta parte desse mapa, referente à Região Nordeste, elaborado com base nos dados das estações meteorológicas nele indicadas.
 

Com relação a esse tema e com base no mapa mostrado acima, julgue o item que se segue.

Segundo o MMA, os quatro núcleos de desertificação onde o processo ocorre de forma mais acentuada são: Cabrobó - PE, Gilbués - PI, Seridó - RN e Alegrete - RS.
Julgue o item seguinte, quanto à influência do clima nos ecossistemas brasileiros.

Em termos de pluviosidade, a Amazônia, embora considerada bastante úmida, apresenta os mais expressivos totais pluviométricos mas uma distribuição heterogênea, tanto espacial quanto temporal.
Quanto às características do clima na região amazônica, assinale a alternativa correta.
O clima amazônico é uma combinação de alterações de elementos e fatores climáticos ao longo do tempo e que influencia de forma significativa na vida da sua população. Sobre este tema, assinale a alternativa correta.
 
Após a análise dos climogramas a seguir, pode-se inferir que as figuras 1 e 2 tratam dos seguintes climas, respectivamente