Clima e Cultura Organizacional

            Uma empresa identificou em seus empregados atitudes desfavoráveis em relação à chefia imediata e ao desempenho nas atividades de determinado setor, que influenciaram negativamente o clima organizacional da equipe. Com o intuito de retomar um ambiente adequado de trabalho e resgatar o bem-estar de seus empregados, a empresa estruturou grupo de trabalho para discutir os diversos aspectos envolvidos nessas circunstâncias.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue o item que se segue.

Elementos da cultura da empresa, tais como crenças, valores e ritos organizacionais, devem ser utilizados para reforçar a participação dos envolvidos na resolução do problema.

A respeito do papel profissional, das atribuições e das competências do psicólogo organizacional, julgue o item subsequente.

Com o objetivo de encontrar soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e do clima organizacional, o psicólogo organizacional deve identificar os problemas relevantes e envolver a equipe de trabalho.

Julgue o item a seguir, que tratam de cultura e clima organizacional.

É recomendável que a avaliação do clima de uma organização se faça com base em um levantamento prévio do ambiente organizacional para identificar os principais fatores a serem analisados.

Tendo em vista que o clima organizacional compõe-se de percepções compartilhadas e socialmente sustentadas pelos membros da organização, julgue o seguinte item.

Clima e cultura organizacional são construtos que possuem alguns elementos constitutivos comuns, ainda que possuindo especificidades. Assim, é desnecessário fazer, ao mesmo tempo, um diagnóstico tanto do clima quanto da cultura da organização, pois o conhecimento de um oferece informações suficientes para deduzir o outro.

Tendo em vista que o clima organizacional compõe-se de percepções compartilhadas e socialmente sustentadas pelos membros da organização, julgue o seguinte item.

Se, na realização de um diagnóstico do clima da organização, forem encontradas evidências de heterogeneidade das percepções dos indivíduos, o fenômeno identificado deve ser abordado como clima psicológico e não mais como clima organizacional.