Classificação (Embriologia)
Conforme AMABIS e MARTHO, o tipo de segmentação que um ovo apresenta tem relação com a quantidade e a distribuição de vitelo no citoplasma ovular. Com base nessa afirmação os ovos são classificados em oligolécitos, heterolécitos, telolécitos e centrolécitos. Em relação a essa classificação, assinalar a alternativa CORRETA:
Luís está cursando o segundo ano do ensino médio. Ao estudar o reino animal, ficou surpreso, ao descobrir que a maioria dos sistematas concorda que as estrelas-do-mar, mais precisamente os equinodermos, são os animais invertebrados mais próximos evolutivamente dos cordados. Uma das características que aproxima equinodermos e cordados é
Os animais cordados são classificados em três grandes subgrupos (Urochordata, Cephalocordata e Craniata) e apresentam características exclusivas do Filo, presentes ao menos durante o desenvolvimento embrionário. É uma característica que não é exclusiva dos cordados:
A clonagem terapêutica, configura um método para obtenção de células-tronco. Esse é um tema atual a ser discutido na escola, desde os anos finais do Ensino Fundamental. Com relação ao tema, é INCORRETO afirmar:
Após a fecundação, há formação do zigoto, que sofre transformações mitóticas sucessivas. As primeiras divisões são conhecidas, durante o desenvolvimento embrionário, como a fase de segmentação ou clivagem, onde ocorre a: