Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 46 questões

A exposição excessiva ao sol, na juventude, levou Juliana a desenvolver câncer de pele. O médico explicou que os raios ultravioletas podem causar mutações na cadeia de nucleotídeos do DNA. Sobre este assunto, analise a figura abaixo.
A mutação mostrada na figura é do tipo:
Sobre os acometidos pela síndrome de Down, decorrente da trissomia do cromossomo 21, é correto afirmar:
Considerando alguns conceitos básicos da genética, relacione corretamente os itens 1, 2, 3, 4 e 5 abaixo com suas definições dispostas a seguir:
 
1. Fenótipo.
 
2. Genótipo.
 
3. Homozigoto.
 
4. Alelo.
 
5. Heterozigoto.
 
(  ) Refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui.
 
(  ) Forma alternativa de um determinado gene e ocupa um mesmo loco em cromossomos homólogos.
 
(  ) Indivíduo que possui os dois alelos diferentes para determinar uma característica. São também chamados de híbridos.
 
(  ) Indivíduo que apresenta uma característica determinada por alelos iguais.
 
(  ) Empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas ou comportamentais.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.
 
Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18.
 
A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como