Circuitos trifásicos
Um sistema trifásico balanceado e sem neutro que opera com freqüência de 33 Hz, possui tensões simétricas e alimenta uma carga equilibrada. Os condutores das fases A, B e C estão instalados em linhas retas paralelas. Então, a cada ciclo, a corrente no condutor da fase A está em sentido oposto simultaneamente às correntes das fases B e C por

Questão anulada

Com relação aos sistemas trifásicos, não é correto afirmar que:


Considere as afirmativas acerca de sistemas trifásicos a seguir:

I. O fator de potência fp = cos, de uma carga dada, independe da freqüência da tensão senoidal aplicada a ela.

II. Em uma carga submetida a uma tensão senoidal, a freqüência da potência instantânea é sempre 2 × f, onde f é a freqüência da tensão aplicada.

III. A rotação de fase (defasagem) entre a corrente IA e a tensão VAB, (corrente de linha e tensão de linha) em um sistema trifásico independe do fato de a carga estar ligada em estrela ou em triângulo.

IV. Um sistema trifásico alimenta várias cargas equilibradas em paralelo, então a potência aparente fornecida ao conjunto das cargas é igual à soma das potências aparentes de cada carga.

V. A potência reativa de uma carga é igual à soma das potências complexas fornecidas à carga.

A quantidade de afirmativas corretas é igual a:


Em sistemas trifásicos com alimentação simétrica e equilibrada, seqüência ABC, onde VAB = VAB0°, podemos deduzir os enunciados abaixo:

(Observar que os negritos itálicos são fasores.)

I. Carga em estrela, seqüência de fase ABC, então

II. Carga em estrela, seqüência de fase CAB, então

III. Carga em triângulo, seqüência de fase ABC, então

IV. Carga em triângulo, seqüência de fase ACB, então

V. Carga em estrela, seqüência de fase ABC, então


A quantidade de afirmativas corretas é igual a:


Deseja-se calcular o ângulo da carga de um circuito trifásico simétrico e equilibrado de seqüência de fases ABC. Para tanto, instalam-se dois wattímetros, um alimentado por corrente I A e tensão V AC , que lê a potência P1 , e outro alimentado por corrente IB e tensão V BC , que lê a potência P2 . A tangente do ângulo da impedância da carga é: