Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 111 questões

Antigamente, quando as pessoas se cortavam, costumava-se colocar água oxigenada nos ferimentos para combater os micro-organismos. A enzima catalase, liberada pelos tecidos, provoca a decomposição da água oxigenada e a liberação de bolhas gasosas de oxigênio, que impede a sobrevivência de bactérias anaeróbicas, como a Clostridium tetani, causadora de tétano. Sabendo que a velocidade de decomposição da água oxigenada é 0,24 mol.L-1.s-1 na reação:
 
2 H2O2(aq) \to 2 H2O(l) + O2(g)
 
determine a velocidade dessa reação.
Um rapaz de 20 anos estava muito gripado e resolveu tomar vitamina C efervescente de 1g durante três dias. No primeiro dia ele tomou o comprimido dissolvendo-o em água de filtro natural (à temperatura ambiente). No segundo dia só havia água gelada e no terceiro dia foi utilizada água com gás à temperatura ambiente. Sabendo-se que o processo de dissolução da vitamina C efervescente em água ocorre através de uma reação endotérmica, envolvendo a liberação de CO2. Três afirmações foram feitas:
 
1) Na água com gás a velocidade de reação deve ser menor do que em água natural.
 
2) Em água gelada a velocidade de reação deve ser menor que em água natural.
 
3) No terceiro dia a vitamina C efervescente se dissolveu mais rápido que nos dias anteriores.
 
Está(ão) correta(s) apenas:
O óxido nítrico, NO, atua em muitos processos fisiológicos incluindo a regulação da pressão sanguínea. No meio ambiente, é um composto indesejado, pois sua reação com o oxigênio produz o dióxido de nitrogênio, NO2, que é extremamente tóxico. O estudo da cinética dessa reação é importante para se entender por que, nas condições do nosso organismo, ela é inibida. A reação pode ser representada pela equação:
 
2 NO(aq) + O2(aq) \to 2 NO2(aq)
 
Em baixas concentrações de NO, e em relativamente altas concentrações de O2, que é o que ocorre no organismo humano, a reação acima é de segunda ordem em relação ao NO. Sabendo que a velocidade da reação não se altera com a variação da concentração do O2, é correto afirmar que a lei de velocidade para essa reação no nosso organismo é:
A reação em fase gasosa entre monóxido de nitrogênio, NO e oxigênio, O2 segue a lei de reação v = k[NO]2[O2]. Considerando este fato, podemos afirmar que:
Para diminuir a poluição atmosférica, de acordo com a legislação brasileira, todos os carros devem utilizar conversores catalíticos, que são dispositivos sólidos do tipo "colmeias", contendo catalisadores apropriados por onde fluem os gases produzidos na combustão da gasolina. Ocorrem reações complexas com transformações de substâncias tóxicas em não tóxicas, como:
 
 
Com relação às equações das reações descritas, analise as afirmações seguintes:
 
1) Todas as equações envolvem catálise heterogênea.
 
2) Os catalisadores são consumidos nas reações.
 
3) Os catalisadores diminuem a energia de ativação das reações, aumentando assim a velocidade.
 
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):