Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 32 questões

A adsorção pode ser considerada como um processo de separação em que um ou mais componentes de uma corrente de gás ou líquido se adsorvem na superfície de um sólido. Sobre o processo de separação por adsorção, assinale a afirmativa incorreta.

Reatores do tipo CSTR (Reator Contínuo de Tanque Agitado) são muito usados em processos industriais. Nesse reator, a alimentação entra de maneira contínua e, ao mesmo tempo, um volume igual de conteúdo é descarregado para manter o volume constante em seu interior. Um esquema do sistema de reator do tipo CSTR é representado abaixo.

 

 

Supõe-se que uma determinada reação de degradação do reagente A, em um reator do tipo CSTR, apresente o seguinte modelo: rA=dAdt=0,6(A)0,4+(A)+6,2(A)2-r_A = { \Large { dA \over dt}} = { \Large { 0,6(A) \over 0,4 + (A) + 6,2(A)^2}}

 

Pretende-se reduzir a concentração de A de 2 M para 0,5 M, sendo o fluxo de entrada no reator de 10 L/h (litros/hora). O volume do reator, em litros, considerando as condições de regime permanente, será de

Os reatores são recipientes no interior do qual ocorrem transformações químicas ou bioquímicas, podendo, também, serem chamados de biorreatores quando as transformações são causadas pela ação de células vivas ou por componentes celulares in vivo (enzimas). Sobre os reatores, é incorreto afirmar que

Além dos reatores contínuo de tanque agitado, outro tipo de reator comumente usado na indústria é o reator tubular. Sobre os reatores tubulares, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(   ) Reatores tubulares são usados mais frequentemente para reações em fase líquida.


(   ) Os reagentes são continuamente consumidos à medida que eles escoam ao longo do reator.


(   ) É normalmente operado em estado estacionário.

 

Um reator em batelada é usado para operação em pequena escala, para testar novos processos que não tenham sido desenvolvidos completamente, para a fabricação de produtos caros e para processos que sejam difíceis de converter em operações contínuas. A respeito de reatores em batelada, analise as afirmativas.


I. Um reator em batelada não tem entrada nem saída de reagentes ou produtos enquanto a reação está ocorrendo.

 

II. O balanço geral molar resultante para a espécie j é dNjdt=VrjdV{ \large dN_j \over dt} = \int ^V r_j dV.

 

III. O reator em batelada tem a desvantagem de altas conversões que podem ser obtidas deixando o reagente no reator por longo período de tempo.

 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)