Cinemática: outras questões
A posição de um corpo em função do tempo é dada por x(t) = 3 + 5t 3, onde o tempo é medido em segundos, e a posição, em metros.

A aceleração média, em m/s 2, para esse corpo, entre t = 1 e t = 5s, é de
Um veículo parte do repouso com aceleração a = K1 − K2v2, sendo K1 a aceleração constante resultante da tração nas rodas e −K2v2 a aceleração devido ao arrasto aerodinâmico. A distância percorrida pelo veículo até atingir uma certa velocidade V é:
Um dos momentos mais aguardados pela plateia do circo é, sem dúvidas, o globo da morte. As motos selecionadas para encarar o globo da morte são de estilo cross ou off‐road.  Esses modelos são escolhidos por terem um motor com menos cilindradas e por serem mais leves, o que facilita na hora de executar as manobras. Outro motivo, segundo os globistas, é porque elas oferecem uma suspensão que consegue absorver os impactos mais facilmente, sem transmitir a carga para o piloto. Um motociclista, num globo da morte, coloca em seu veículo uma velocidade mais que suficiente para passar pelo topo sem cair. Desliga o motor e sem usar os freios passa a descrever uma circunferência situada numa vertical.
 
 
Desprezando o atrito e supondo P  o peso da moto e seu ocupante, a diferença entre as reações do globo no ponto mais baixo e mais alto da trajetória (N2 − N1) será:
Considere o gráfico distância (D) versus tempo (T) apresentado a seguir.
 
 
Os trechos I, II e III correspondem, respectivamente, a um movimento retilíneo:
Considere uma esfera de aço rolando pela superfície a seguir em quatro trechos sucessivos. O gráfico aceleração (a) versus tempo (t) mais adequado aos quatro trechos é