Cimentos de Ionômero de Vidro

            Um paciente chegou ao consultório queixando-se de desconforto ao mascar chicletes, tomar água gelada e ao colocar doce na boca em contato com o dente 46. A dor era do tipo alfinetada e desaparecia rapidamente. Esse incômodo era sentido há vários meses. No exame radiológico, observaram-se estruturas de suporte normais e coroa com restauração antiga, do tipo MOD, sem alterações.

Com base no caso clínico acima descrito, julgue o item a seguir.

No caso clínico em questão, o tratamento indicado tem como fundamento a redução ou obliteração dos túbulos dentinários com materiais restauradores, como o cimento de ionômero de vidro.

Com respeito aos materiais restauradores, julgue o item que se segue.

A solubilidade inicial dos cimentos ionoméricos está associada à saída de produtos envolvidos na formação da matriz.

Julgue o item seguinte, relativo aos selantes de sulcos e fissuras.

Os ionômeros de vidro utilizados como selantes de sulcos e fissuras podem substituir os selantes resinosos em qualquer situação.

O cimento de ionômero de vidro tem sido muito utilizado atualmente na técnica do tratamento restaurador atraumático (ART), por apresentar as seguintes propriedades:


A aplicação de tecnologias inovadoras como a filosofia do tratamento restaurador atraumático (ART) possibilita abordagens de maior impacto e cobertura, sendo um processo que visa a educação e prevenção da doença cárie.

O material indicado para sua efetiva realização deve ser: