Ciência dos Materiais
Acerca de materiais empregados na indústria química, julgue o próximo item.
 
O aço carbono é o material mais utilizado na construção de equipamentos e tubulações da indústria química que trabalham com fluídos, incluindo os altamente corrosivos, uma vez que o ferro, por se encontrar próximo da extremidade anódica da série galvânica, é de fácil proteção catódica ou passivação.
Com relação a produtos químicos fundamentais, julgue o item seguinte.
 
Atualmente, a produção industrial de ácido nítrico é efetuada a partir da reação entre o salitre do Chile e o ácido sulfúrico, conforme a seguinte equação: NaNO3 + H2SO4 → NaHSO4 + HNO3.

Esse processo tem sido tradicionalmente utilizado para a obtenção, em larga escala, de ácido nítrico devido ao baixo preço de importação e a alta qualidade do salitre chileno.
Com relação a produtos químicos fundamentais, julgue o item seguinte.
 
A maior parte do ácido sulfúrico, produto químico mais produzido no mundo, é utilizada pela indústria de fertilizantes para a fabricação de superfosfatos e sulfato de amônio. Na indústria siderúrgica, é muito utilizado nos processos de decapagem do ferro e do aço antes da galvanização e do estanhamento e é utilizado também na produção de açúcar, amido e xaropes, bem como no refino do petróleo.
Com relação a produtos químicos fundamentais, julgue o item seguinte.
 
O hidróxido de sódio, conhecido como soda cáustica, tem sido tradicionalmente utilizado na fabricação de sabões, na indústria têxtil e no refino de petróleo. No entanto, recentemente, tem-se verificado um aumento do uso desse composto no processamento químico.
O Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro mundial, com reservas estimadas em 29 bilhões de toneladas. O processo de beneficiamento do minério até a obtenção do ferro gusa ou aço é chamado processo siderúrgico, sua obtenção ocorre através de algumas etapas. Analise as proposições indicadas a seguir atribuindo valore s Verdadeiro (V) ou Falso (F) a elas:

(  ) O minério de ferro para obtenção de aço a partir de processos siderúrgicos são obtidos em seus formatos oxidados, na forma de hematita (Fe 2O 3), Limonita (Fe 2O 3.H 2O), Pirita (FeS 2), entre outros.

(  ) A redução do ferro é feita com a ajuda de elementos fundentes, como o calcário. Esse calcário reage com o minério para redução do número de oxidação do ferro. O calcário também fornece o carbono parte da composição final do ferro gusa.

(  ) O ferro-gusa produzido possui um teor de carbono que varia entre 2 e 5%. Para obtenção de aço é necessário outra etapa, que é a descarbonização do ferro gusa em altos-fornos.

(  ) O processo de laminação é feito a frio, para que não se diminua a resistência do aço produzido. A trefilação é feita a quente, para facilitar a formação dos fios.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta: