Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 15 questões

Para estudar a ação de microrganismos existentes no solo de uma determinada região, foi feito um experimento no qual um frasco recebeu uma solução de sais de amônio e uma amostra do solo local.

Durante algumas semanas, foi medida a concentração de nitritos na solução. O resultado está representado no gráfico a seguir.
 
 
Assinale a alternativa que melhor representa as bactérias atuantes nas etapas 1 e 2, respectivamente:
Com a utilização dos biocombustíveis, grandes áreas estão sendo ocupadas com a cultura da cana-de-açúcar, o que acarreta o desgaste do solo. Para contrabalançar esse desgaste, tem-se iniciado o plantio alternado de cana-de-açúcar com algumas espécies de leguminosas, já que essa rotação dispensa a adubação nitrogenada.

Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 16 jun. 2011(adaptado).

Essa prática agrícola ocasiona o enriquecimento do solo, porque as leguminosas possuem bactérias em associação com suas raízes, que favorecem o processo de
O nitrogênio é essencial aos seres vivos e pode ser adquirido pelas plantas, através da absorção pelas raízes, e pelos animais, através da alimentação. Sua utilização na agricultura de forma inadequada tem aumentado sua concentração no ambiente, e o excesso, que é transportado para os cursos-d’água, tem causado a eutrofização. Contudo, tal dano ambiental pode ser minimizado pela adoção de práticas sustentáveis, que aprisionam esse elemento no solo, impedindo seu escoamento para rios e lagos.
 
O método sustentável visando a incorporação desse elemento na produção, prevenindo tal dano ambiental, é o(a)
O esterco de galinha contém fezes e excretas nitrogenadas, que podem ser utilizadas para adubar o solo. As plantas cultivadas nesse solo não são diretamente beneficiadas pelo esterco porque as substâncias orgânicas contidas nele passam primeiramente pela
“…O mesmo pode ser dito do nitrogênio, quando passa, via “fixadores de nitrogênio”, dos preguiçosos N2 da atmosfera ao útil N dos aminoácidos…”
 
O planeta Simbiótico – Lynn Margulis
 
São bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico: