Ciclos biogeoquímicos
Com relação aos ciclos biogeoquímicos, que representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos (componentes bióticos) e o meio ambiente (componente abiótico), analise as definições a seguir.

I. Ciclo do carbono – as cadeias de carbono formam as moléculas orgânicas através dos seres autotróficos por meio da fotossíntese, na qual o gás carbônico é absorvido, fixado e transformado em matéria orgânica pelos produtores. O carbono volta ao ambiente através do gás carbônico por meio da respiração.

II. Ciclo do oxigênio – é o movimento do oxigênio entre os seus três reservatórios principais: a atmosfera (os gases que rodeiam a superfície da terra), a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente próximo) e a litosfera (a parte sólida exterior da terra).

III. Ciclo da água – a energia solar possui um papel importante, pois promove a evaporação da água em estado líquido e a transpiração dos seres vivos. O vapor d’água da atmosfera se condensa, podendo precipitar na forma de chuva (líquida) ou na forma sólida (neve ou granizo), esta última causada por um resfriamento excessivo. Assim, a água dessa chuva retorna ao solo, formando rios, lagos, oceanos ou ainda se infiltrando no solo e formando os lençóis freáticos.

Assinale:
O elemento nitrogênio está presente no ar atmosférico, na forma de gás, e todos os seres vivos dependem dele para sobreviver. Entretanto, não existem animais ou plantas que consigam capturar esse elemento do ar. Isso só é garantido pela ação
De acordo com a maioria dos pesquisadores, o aquecimento global é gerado pela intensificação do efeito estufa e está diretamente relacionado à emissão cada vez maior de alguns gases atmosféricos.

Tais gases fazem parte de um ciclo biogeoquímico no qual o principal elemento analisado é o
Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provem de matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, que tem por objetivo a produção de energia. Assinale a fonte de energia, abaixo citada, que não pode ser considerada biomassa:
O nitrogênio é um dos elementos mais importantes no metabolismo de ecossistemas aquáticos, devido à sua participação na formação de proteínas e ácidos nucleicos (DNA e RNA), componentes básicos de todos os seres vivos.
 
O nitrogênio é um importante macronutriente que