Ciclo PDCA, 5W2H, Análise SWOT, Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe)
O processo de planejamento e controle de obra é fundamental para o alcance de eficiência e efetividade na execução dos empreendimentos de construção. Para tanto, o aumento do controle da obra se faz necessário, o que obriga as empresas de construção a investirem cada vez mais no planejamento e na programação das atividades. A esse respeito, julgue o item seguinte.

O ciclo PDCA, ferramenta de gerenciamento de qualidade total, compreende duas etapas distintas: a de planejamento e orçamento e a de controle de produção.
Percebemos, cada vez mais, que a complexidade dos estudos efetuados facilita a criação das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a hegemonia do ambiente político nos obriga à análise dos paradigmas corporativos. Gostaria de enfatizar que a crescente influência da mídia exige a precisão e a definição das direções preferenciais no sentido do progresso. É importante questionar o quanto a adoção de políticas descentralizadoras ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos níveis de motivação departamental. Por outro lado, a consulta aos diversos militantes apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção das condições inegavelmente apropriadas.
Um dos princípios do gerenciamento de obras é denominado de ciclo PDCA (P- Planejar; D – Desempenhar; C – Checar; A – Agir). Analise as afirmativas abaixo relacionadas a este principio.

I. Os processos construtivos são avaliados ao longo das etapas do ciclo sendo continuamente avaliados e ajustados, devendo ser aplicado no máximo 5 ciclos.

II. Quando os resultados obtidos diferem do planejado devem-se tomar medidas corretivas que corresponde no ciclo PDCA a etapa de “Agir”.

III. Na etapa “Checar” é feito o monitoramento e controle do projeto, comparando o previsto com o que foi realizado.

Em relação às afirmativas acima assinale a única alternativa correta.
Sobre a administração do planejamento de obras de edificações, assinale a alternativa correta.
A abordagem de processo envolve a definição e a gestão sistemáticas de processos e suas interações para alcançar os resultados pretendidos de acordo com a política da qualidade e com o direcionamento estratégico da organização. A gestão dos processos e do sistema como um todo pode ser conseguida usando um método com um foco geral na mentalidade de risco, visando tirar proveito das oportunidades e prevenir resultados indesejáveis. De acordo com a NBR ISO 9001, qual é esse método que pode ser aplicado para todos os processos e para o sistema de gestão da qualidade?