Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 76 questões

Questão anulada
No Brasil, o medicamento ainda é considerado um bem de consumo e não um insumo básico de saúde, o que favorece a desarticulação dos serviços farmacêuticos. A organização da Assistência Farmacêutica caracteriza-se por ações articuladas e sincronizadas entre as diversas partes que compõem esse sistema. As atividades do ciclo da Assistência Farmacêutica ocorrem numa sequência ordenada. As coordenações estaduais têm a responsabilidade de organizar as atividades do ciclo da Assistência Farmacêutica. Desta forma, pode-se dizer que uma das atribuições do farmacêutico do Consórcio é participar do Ciclo da Assistência Farmacêutica. Neste ciclo, a sequência ordenada CORRETAMENTE é representada por qual das afirmações abaixo:
Esta afirmativa refere-se à atividade mais importante da Assistência Farmacêutica: “A partir desta etapa da Assistência Farmacêutica é que são desenvolvidas as demais atividades, inclusive, o suporte aos prescritores.” Trata-se de um processo baseado em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), visando assegurar medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivo com a finalidade de racionalizar seu uso, harmonizar condutas terapêuticas, direcionar o processo de aquisição, produção e políticas farmacêuticas.
 
O texto acima se refere à qual etapa do Ciclo da Assistência Farmacêutica:
A programação de medicamentos visa garantir a disponibilidade dos medicamentos previamente selecionados nas quantidades adequadas e em tempo oportuno visando o uso racional de medicamentos.

Sobre os diferentes métodos de programação, assinale a alternativa CORRETA:
No Brasil, a hipertensão arterial (HA) atinge 32,5% (36 milhões) dos adultos, sendo que, nos idosos, esse percentual chega a 60%. A alta prevalência contribuiu, direta ou indiretamente, para 50% das mortes por doença cardiovascular no País.
 
Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial – 2017 (com adaptações).
 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
 
Na correta programação de medicamentos para novos serviços de cardiologia hospitalar, o farmacêutico deve utilizar, principalmente, a combinação de métodos com base no perfil epidemiológico, na oferta de serviços atuais e no consumo histórico.
No ciclo da assistência farmacêutica, a programação representa uma atividade chave que visa garantir a disponibilidade dos medicamentos previamente selecionados nas quantidades necessárias e no tempo adequado para atender à população-alvo. Sobre a programação, assinale a alternativa correta.