Ciberespaço e Derivados (Cibercomunicação, Cibercultura, Cibereducação)

"Estima-se que o ciberespaço seja um fator de desigualdade e exclusão, tanto entre as classes de uma sociedade quanto entre nações constituídas em países ricos e pobres."

Assinale a alternativa cujo teor se contraponha à idéia contida na afirmativa entre aspas.

Todavia, o início da atividade geral de formação de atitudes afeta positivamente a correta previsão do retorno esperado a longo prazo.
Acerca das teorias da comunicação, principais correntes e pensadores, julgue o item seguinte.
 
Nos primórdios das teorias da comunicação, a cibernética, ciência do comando e do controle, desempenhou um papel de base para a formação desse campo, especialmente com relação à unilateralidade da relação emissor-receptor.
No que se refere à inter-relação entre comunicação de massa, indústria cultural, meios de comunicação e ambientes tecnológicos, julgue o item a seguir.
 
A comunicação ciberespacial apresenta capacidade de comunicação de massa, ou seja, pode atingir diversos receptores simultaneamente, no entanto, trata-se de comunicação anônima, visto que exclui a personalização de seu conteúdo.
Com relação à função social das novas tecnologias, julgue o item.

A educação como processo de construção, transformação e apropriação de conhecimentos torna-se o centro da cibercultura, ao passo que o ciberespaço suporta tecnologias que ampliam, modificam e transformam os processos humanos de memória e abstração.