Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 151 questões

Sobre a legislação que rege o Código de Ética do Bibliotecário, é correto afirma que foi sancionado pelo:
Conforme a Resolução nº 207, de 7 de novembro de 2018, as opções abaixo caracterizam-se como infrações ético-disciplinares passíveis de penalidades, EXCETO:
A partir da data de verificação do fato, as infrações éticas, de que trata o art. 58 da Resolução CFB nº 399/93, prescrevem em
Considere os dois agrupamentos abaixo. Eles se referem ao Código de Ética Profissional do Conselho Federal de Biblioteconomia:

I. Deveres
II. Direitos

a. Defender e ser defendido pelo órgão de classe, se ofendido em sua dignidade profissional.
b. Auferir benefícios da ciência e das técnicas modernas, objetivando melhor servir ao seu usuário, à classe e ao país.
c. Respeitar leis e normas estabelecidas para o exercício da profissão.
d. Contribuir, como cidadão e como profissional, para o incessante desenvolvimento da sociedade e dos princípios legais que regem o país.

A correlação correta dos dois agrupamentos é
Uma das atribuições do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) é coordenar as atividades dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs) no processo de fiscalização sobre a legalidade do exercício da profissão de bibliotecário por profissionais da área. Conforme o Decreto n.º 56.725/1965, os profissionais bibliotecários estão sujeitos a algumas normas e penalidades no exercício da profissão.
 
Conforme dispõe o Decreto n.º 56.725/1965, avalie as afirmativas a seguir.
 
I. O profissional bibliotecário só poderá exercer legalmente a profissão após prévio registro de seus títulos ou de seus diplomas na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura e quando portadores da Carteira de Identidade profissional expedida pelo respectivo CRB sob sua jurisdição se achar o local de sua atividade.
 
II. Bibliotecários diplomados por escolas estrangeiras, reconhecidas pelas Leis do país de origem, poderão exercer as atividades no Brasil mediante registro dos diplomas nos órgãos profissionais brasileiros.
 
III. O pagamento da anuidade ao CRB, na forma estabelecida pelo Decreto, é uma das exigências para exercício da profissão.
 
IV. O profissional bibliotecário que agir sem decoro ou ferir a ética profissional poderá ser suspenso de suas atividades por até três anos.
 
Está correto apenas o que se afirma em