Categorias de Unidades de Conservação (arts. 7º a 21 da Lei nº 9.985/00)

A Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bemestar das populações humanas. Nesse contexto, assinale a opção correta.

 

A pesquisadora Vandite Suely Guimarães apresentou, em sua dissertação de mestrado, defendida no ano de 2000, uma proposta de delimitação de zona de transição (zona de amortecimento) para o Parque Nacional de Brasília, conforme mostra a figura acima. Nessa figura, o limite A corresponde à delimitação da zona de transição conforme a Resolução n.o 13 do CONAMA, de 1990, enquanto o limite B corresponde à delimitação proposta na referida dissertação de mestrado.

A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.

O Parque Nacional de Brasília pertence à categoria das unidades de conservação de a uso direto destinadas ao lazer de visitantes.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) prevê dois grupos de unidades de conservação: as unidades de proteção integral, que permitem apenas o uso indireto dos recursos naturais, e as unidades de uso sustentável, que permitem o uso direto dos recursos naturais.

Assinale a alternativa que apresenta unidade de conservação de proteção integral.


Entre as unidades de conservação de uso sustentável, há uma de domínio público que abriga populações tradicionais com o objetivo de exploração dos recursos naturais no presente, respeitando a possibilidade de sua utilização no futuro.

Assinale a alternativa que apresenta essa unidade de conservação.


Acerca do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), proposto pela Lei n.º 9.985/2000, julgue o item subseqüente.

A unidade de conservação estação ecológica, pertencente ao grupo das unidades de proteção integral, é de posse e domínio públicos e tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.