Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 134 questões

Independem de carência os seguintes benefícios:
Julgue o item, relativo a tópicos relacionados aos planos de benefícios da previdência social.

A fim de preservar o sistema, essencialmente contributivo, a lei estabelece que para a concessão de toda e qualquer prestação pecuniária pelo RGPS mister se faz o atendimento de um período prévio de carência, que varia de acordo com a natureza da prestação a ser outorgada.
Julgue o item que se segue, relativo ao RGPS.

A carência é contada, nos casos dos segurados empregados e dos trabalhadores avulsos, a partir da data de filiação ao RGPS, enquanto que, nos casos do empregado doméstico, do contribuinte individual, do segurado especial e do facultativo, conta-se a carência a partir da data do efetivo pagamento da primeira contribuição sem atraso.
Acerca do período de carência, julgue o item seguinte.

Considere a seguinte situação hipotética.

Lucas foi empregado pelo período de 15 anos, após o qual ingressou no serviço público, no qual exerceu atividades durante 10 anos. Com o intuito de se aposentar, requereu o pagamento das contribuições devidas como contribuinte individual durante o período pretérito, para fins de carência.

Nessa situação, mesmo não sendo contribuinte obrigatório no referido período, Lucas poderá contar com esse tempo de contribuição, desde que faça, agora, o referido pagamento das prestações em atraso, com juros e correção monetária.
A respeito dos benefícios previdenciários, julgue o item seguinte.
 
Independe de carência a concessão de pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família, auxílio-acidente, serviço social, reabilitação profissional e salário-maternidade para as seguradas empregada, trabalhadora avulsa e contribuinte individual.