Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 153 questões

Relacione adequadamente as colunas a seguir.
(Considere que alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)
 
1. Dissacarídeo.
2. Hexoses.
3. Pentoses.
4. Polissacarídeos.
 
 
( ) Amido.
( ) Lactose.
( ) Frutose.
( ) Ribose.
( ) Glicogênio.
( ) Maltose.
 
 
A sequência está correta em
Os carboidratos são substâncias orgânicas, compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Os monossacarídeos são carboidratos simples, cujas moléculas possuem de 3 a 7 átomos de carbonos. Já os dissacarídeos são formados a partir da união de dois monossacarídeos.
 
Analise as alternativas a seguir e assinale a que é composta somente por dissacarídeos.
Polissacarídeos são glicídios de longas cadeias constituídos pela união de muitos monossacarídeos, dentre eles destaca-se um tipo nitrogenado, presente no esqueleto dos insetos e nos tecidos dos animais, que funciona como uma cola que liga as células. Esses polissacarídeos são conhecidos, respectivamente, por:
Suponha que do total de alimentos produzidos no Brasil, alguns itens nutricionais sejam desperdiçados nas porcentagens apresentadas na tabela abaixo.
 
Porcentagem aproximada de desperdício anual 
de itens alimentares no Brasil.
Item alimentar  Desperdício aproximado
Soja 20%
Milho  25%
Arroz 15%
Peixe 30%
Cenoura 27%
Batata 40%
Laranja 22%
 
Se uma parcela do peixe, da batata e da laranja desperdiçadas fossem utilizadas para alimentar três famílias carentes, um tipo de alimento  para cada família, quais os principais itens nutricionais enriqueceriam a alimentação dessas famílias, nessa ordem?
A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.
 
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago. 2010 (adaptado).
 
cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva. * cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
 
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado).
 
A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de