Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 108 questões

Em relação às sociedades anônimas
Texto.

Leo Sá Abdo, de apenas dezessete anos de idade, há dois anos é cliente habitual da Tranbikes S.A., da qual vem adquirindo, com recursos próprios, bicicletas para revender em sua cidade, no interior do Rio de Janeiro. No mês passado, Leo registrou firma individual na junta comercial do estado, visando à habilitação jurídica necessária para participar de licitação a ser promovida pela prefeitura municipal de sua cidade para a compra de 500 bicicletas-fumacês, a serem utilizadas na campanha contra o mosquito transmissor da dengue. Com sua habilidade natural para os negócios, Leo superou seus adversários e venceu com facilidade a licitação, tendo de adotar, em seguida, as providências necessárias ao cumprimento do contrato. Para tanto, negociou com a Transbikes o fornecimento imediato das 500 bicicletas, mediante o pagamento parcelado em três vezes, para 30, 60 e 90 dias, oferecendo em garantia a emissão de três notas promissórias, com as respectivas datas. Adquiriu também, junto à firma João Pedro e Companhia, o conjunto de materiais e ferramentas necessários à assistência técnica das bicicletas, prevista no contrato com a prefeitura, pagando o total em seis parcelas mensais, por meio de cheques pré-datados.

Com base nas informações do texto, julgue o item a seguir.

A Transbikes S.A. é uma sociedade anônima; portanto, seu capital é dividido em ações subscritas por, pelo menos, dois acionistas, e seu nome comercial é da espécie denominação.
 

De acordo com a Lei n.º 6.404/1976, que trata da legislação societária, o exercício social terá duração de 12 meses, podendo haver duração diversa, dependendo do ramo de atuação da companhia. Com relação a essa lei e à Lei da Contabilidade Pública, Lei n.º 4.320/1964, julgue o item a seguir.

As empresas de capital aberto devem ser, necessariamente, entidades constituídas por ações.
Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados faz parte de um processo de gerenciamento das direções preferenciais no sentido do progresso. Por conseguinte, a adoção de políticas descentralizadoras auxilia a preparação e a composição dos níveis de motivação departamental.
Considere que a vencedora de um procedimento licitatório para concessão de uma rodovia tenha constituído, em cumprimento a exigência estabelecida no edital, uma sociedade de propósito específico, na forma de sociedade anônima de capital fechado. O referido edital estabeleceu um prazo de 5 anos para a gradual subscrição e integralização do capital social da companhia, no montante de R$ 300 milhões, de acordo com cronograma fixado no contrato. Para tornar mais ágil o cumprimento de tal requisito, diminuindo, também, os custos correspondentes, é possível que a referida companhia