Características dos Vírus
Com relação ao vírus bacterianos, assinale a afirmativa correta.
Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se a competitividade nas transações comerciais pode nos levar a considerar a reestruturação dos modos de operação convencionais. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como a valorização de fatores subjetivos acarreta um processo de reformulação e modernização do retorno esperado a longo prazo. Neste sentido, a crescente influência da mídia faz parte de um processo de gerenciamento das novas proposições.
Assim mesmo, o comprometimento entre as equipes agrega valor ao estabelecimento das direções preferenciais no sentido do progresso.
Menos de 150 anos depois de Pasteur, ainda hoje temos dificuldade de conceber uma moléstia infecciosa que não seja causada por um ser vivo, em que pese a estéril polêmica sobre se um vírus é ou não um ser vivo. A principal objeção a conceder-lhe estatuto de vivente é o fato de ele não ser capaz de reproduzir-se por conta própria, necessitando de uma célula hospedeira. Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta a respeito das características dos
vírus:

I. Organismos acelulares, cujo genoma é replicado, obrigatoriamente, no interior de uma célula hospedeira.

II. Com base no seu código genético, transcrito pela polimerase viral e com o uso de parte do maquinário metabólico celular do hospedeiro, os vírus sintetizam os seus componentes (proteínas e ácido nucléico).

III. Organismos procariontes e, portanto, contém os ácidos nucléicos (RNA e DNA) espalhados. O filamento de material genético é fechado, circular, sem pontas, para que nenhuma enzima comece a digerir o DNA. Possuem uma parede celular bastante rígida.

IV. O ciclo de vida de um vírus inclui: absorção, fixação do vírus na superfície celular e logo em seguida a penetração através da membrana celular; um período de ausência de atividade; a fase de replicação do ácido nucléico e as sínteses das proteínas do capsídeo e as novas partículas de vírus saem para infectar novas células sadias.

Estão corretas as afirmativas:
No que se refere à morfologia dos vírus, assinale a opção correta.
Questão anulada
Texto
 
Em fevereiro de 2016, a Fiocruz identificou a presença ativa do zika na saliva e na urina de pacientes. Na ocasião, o presidente da instituição afirmou que “o fato de haver um vírus ativo com capacidade de infecção na urina e na saliva não é uma comprovação, ainda, nem significa que necessariamente o será ou que há possibilidade de infecção de outras pessoas de maneira sistêmica através desses fluidos”. Em comunicado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não reconheceu o aleitamento materno como fator de risco de transmissão. Com base nisso, a recomendação é que mães não suspendam a amamentação. A forma comprovada de contágio do filho pela mãe se dá na gestação e na hora do nascimento. Transfusões de sangue são também uma forma de contágio possível.
 
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações).
 
Com relação às informações do texto e aos múltiplos aspectos relacionados aos vírus, julgue o próximo item.
 
As partículas virais apresentam um genoma formado por DNA, RNA ou ambos, revestidos por um capsídeo proteico.