Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 103 questões

A gênese do câncer depende da interação de fatores genéticos individuais herdados, dos erros genéticos relacionados ao aumento da idade e da interação de ambos com fatores ambientais, tais como alimentação, radiação solar, agentes químicos e atividade física.
 
Em relação à nutrição, sabe-se que fatores alimentares apresentam possíveis mecanismos na prevenção do câncer, como descrito abaixo, sendo incorreto:
A triagem nutricional é o procedimento cuja intenção é detectar pacientes em risco nutricional.
 
No paciente com câncer, especificamente, isto tem grande importância, já que esta população é exposta a maior risco de desnutrição pela presença da doença em si e pelos tratamentos propostos.
 
Em relação à triagem nutricional do paciente com câncer, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
 
(  ) Os métodos de triagem que podem ser aplicados a população oncológica são: Triagem de Risco Nutricional 2002 (NRS-2002), Instrumento Universal de Triagem de Desnutrição (MUST), Avaliação Global Subjetiva Produzida Pelo Paciente versão reduzida (ASG-PPP versão reduzida), Instrumento de Triagem de Desnutrição (MST), Mini Avaliação Nutricional versão reduzida (MNA-VR).
 
(  ) A triagem deve ser repetida durante o tratamento, mesmo naqueles considerados sem risco nutricional na primeira avaliação.
 
( ) De acordo com as diretrizes da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN) de nutrição em oncologia e de nutrição clínica em cirurgia, ambas publicadas em 2017, o momento da triagem deve ser no diagnóstico do paciente, no ambulatório, na admissão, ou ao primeiro contato com o paciente durante a internação em até 72 horas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Para manter o estado nutricional estável, a ingestão de energia deve atender ao Gasto Energético Total (GET) diário do indivíduo, que é a soma do Gasto Energético de Repouso (GER), atividade física e uma pequena porcentagem da termogênese induzida pela dieta. Em relação às recomendações de ingestão de energia para pacientes com câncer, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica (Ministério da Saúde/INCA, 2016), recomenda-se para pacientes oncológicos críticos, de neonatos até 2 anos de idade, a seguinte quantidade diária de ingestão de proteína:
A incidência de desnutrição em indivíduos com câncer é elevada e sua origem é multifatorial. Sobre as alterações no câncer e seu impacto nutricional, deve-se considerar que: