Camadas e Classes Sociais
Considere as proposições abaixo referentes às mudanças que afetaram a natureza dos conflitos de classes nas sociedades industriais contemporâneas:

I. Associação entre a propriedade e o controle dos meios de produção.

II. Esfera da produção controlada pelos gerentes.

III. Diferenciação de papéis entre acionistas e executivos.

IV. Institucionalização dos conflitos sociais.

Está correto o que se afirma APENAS em
A realidade das classes sociais no século XX se torna bem mais complexa do que aquela com a qual Marx se deparou no século XIX. O Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais traça orientações para o ensino do tema desigualdade social e as classes sociais – a pluralidade de classes no século XX e XXI.
 
Com base nas orientações, assinale a alternativa correta.
A Sociologia é considerada a ciência que se detém a compreender e analisar os fenômenos sociais e as relações presentes na sociedade, realizadas entre os homens e a natureza ou entre os homens e seus semelhantes.

Marque a alternativa em que o conceito de “classes sociais” NÂO corresponde ao que este termo sociológico se propõe a esclarecer.
A realidade das classes sociais no século XX se torna bem mais complexa do que aquela com a qual Marx se deparou no século XIX. As sociedades industriais não se polarizaram em apenas duas classes opostas, como ele previra. Em relação às orientações pedagógicas da Secretaria de Educação de Minas Gerais sobre o tema desigualdade social e as classes sociais — a pluralidade de classes no século XX e XXI, assinale a alternativa correta.
Sobre o conceito de classes sociais desempenhado a partir do século XX, temos como característica CORRETA em uma sociedade contratual livre: