Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 31 questões

A respeito do Sistema Financeiro Nacional, julgue o item abaixo.

Caixas econômicas são instituições financeiras estaduais, constituídas sob a forma de autarquia, que têm por fim estimular a poupança popular, aplicando os depósitos recebidos e demais recursos em operações de crédito que visem à promoção social e ao bem-estar da população. Equiparam-se, por lei, no que for possível, à Caixa Econõmica Federal, realizando todas as  operações permitidas a esta, exceto as exercidas em caráter de exclusividade ou em razão de monopólio.
As reformas de 1964 introduzidas no SFN, cujo modelo foi inspirado pelo sistema norte-americano, priorizavam a especialização das instituições. No entanto, ao longo do tempo, surgiram os grandes conglomerados financeiros, incorporando atividades antes restritas aos agentes especializados. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
 
A Caixa Econômica Federal e as cooperativas de crédito integram o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e o Sistema Financeiro da Habitação.
A Caixa Econômica Federal tem a missão de atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.

Uma de suas funções é administrar o fundo de
A Caixa Econômica Federal é uma instituição bancária sob a forma de empresa pública, a qual exerce um papel fundamental no desenvolvimento urbano e da justiça social no Brasil.

Com forte atuação no financiamento habitacional, a Caixa NÃO atua como
Questão anulada
No atual arranjo do sistema financeiro, as principais instituições estão constituídas sob a forma de banco múltiplo, que oferece ampla gama de serviços bancários. Outras instituições existentes apresentam certo grau de especialização. Acerca dessas instituições, julgue o item a seguir.

Caixas econômicas captam depósitos a prazo e são especializadas em operações financeiras de médio e longo prazo.