Cadeias e Teias Alimentares
A figura ao lado apresenta uma classificação dos seres vivos baseada em sua fonte primária de energia.
 
 
Bactérias são encontradas nos grupos:
Todos os ecossistemas têm, normalmente, três tipos de organismos: os produtores, os consumidores e os decompositores. De acordo com essas informações, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
 
Coluna 1
 
1. Produtores.
2. Autótrofos.
3. Decompositores.
4. Consumidores.
 
Coluna 2
 
(    ) Um exemplo são os vegetais clorofilados. São organismos capazes de realizar a fotossíntese, usando substâncias simples do ambiente, como a água e o gás carbônico.
 
(    ) Organismos que apresentam a capacidade de produzir seu próprio alimento.
 
(    ) Bactérias e fungos presentes em qualquer ambiente.
 
(    ) São organismos incapazes de produzir seu alimento; têm a necessidade de obter esse alimento através de outros organismos. Direta ou indiretamente, eles dependem do alimento fabricado por outros organismos.
 
 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos, destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento.
 
Analisando o caso acima, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:
Os parasitoides (misto de parasitas e predadores) são insetos diminutos que têm hábitos muito peculiares: suas larvas podem se desenvolver dentro do corpo de outros organismos, como mostra a figura. A forma adulta se alimenta de pólen e açúcares. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas.
 
 
A forma larval do parasitoide assume qual papel nessa cadeia alimentar?
Numa savana africana há vários seres vivos que compartilham o mesmo habitat. O capim, que é fotossintetizante, alimenta as zebras, os búfalos, as formigas, dentre outros. A zebra e o búfalo, por sua vez, servem de alimento para os leões e abutres. Os abutres, ao morrerem, serão devorados por bactérias e fungos. A partir destas informações, assinale a afirmativa correta.