Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 18 questões

Observe as informações da ilustração abaixo.
 
 
A partir do cartaz, assinale a opção que utiliza os elementos ilustrados (I- árvore, II- sol, III- fungo e IV- borboleta) para fornecer informações corretas sobre o fluxo de energia na natureza.
Assinale a opção que apresenta a situação em que as duas espécies possuem o mesmo nicho alimentar e o mesmo hábitat.
Se em um brejo, os sapos ( I) e as rãs ( II) forem exterminados, a quantidade de lagartas e insetos, como é o caso dos gafanhotos ( III) , aumentará muito e a vegetação ( IV) da região acabará sofrendo sérios danos.
 
Considerando essas informações, assinale a opção em que os organismos I, II, III e IV, respectivamente, são classificados  corretamente quanto ao hábito nutricional e a posição na cadeia alimentar.
 
Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos, destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento.
 
Analisando o caso acima, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:
HARRIS, S. A Ciência ri. São Paulo: Unesp, 2007.
 
A charge ilustra a transferência de matéria numa cadeia alimentar.

Considerando as setas indicativas de entrada e saída de energia nos níveis tróficos, o esquema que representa esse fluxo é

Legenda: P produtores; C1 consumidor primário; C2 consumidor secundário e C3 consumidor terciário.