Cadeia Produtiva do Turismo
O turismo é um setor gerador de receitas, podendo ser até a principal fonte de recursos de uma determinada região. O cálculo do impacto econômico em turismo pode ser uma atividade complexa, por requerer exame de diferentes aspectos da economia que são afetados pelas despesas turísticas. Os efeitos econômicos associados às despesas turísticas podem ser:
Medir o gasto turístico por meio de pesquisas primárias e análise de informações secundárias é uma tarefa essencial para entender como os turistas usam seus recursos financeiros no destino. Porém, para que os dados sobre despesas se traduzam em informação de impacto econômico, é necessário lançar mão de:
O produto turístico é “a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, nas facilidades e nas formas de acesso, das quais o turista compra a combinação de atividades e arranjos”. Diante dessa afirmação, não caracteriza o produto turístico:
O ciclo de vida de um produto turístico é um modelo criado por Butler, em 1980, que pode auxiliar, de maneira muito significativa, o processo de planejamento turístico. As fases do ciclo de vida de um produto turístico do modelo de Butler, na sequência correta, estão reveladas na alternativa
O processo de decisão de compra de um produto turístico é influenciado por fatores determinantes e motivadores da demanda turística. Os fatores motivacionais influenciam a necessidade de uma pessoa viajar, cujos motivos podem ser físicos, culturais, interpessoais e/ou de status (ou prestígio). Assinale a alternativa que apresenta um grupo de turistas com mais de uma dessas motivações.