Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 12 questões

Julgue o item subseqüente, acerca de fármacos de uso veterinário e de seus resíduos em alimentos.
 
Deve-se considerar que, de forma geral, a simples presença de um dado resíduo de medicamento em um alimento não representa, necessariamente, um risco à saúde humana, devendo-se avaliar o nível do respectivo resíduo.
Julgue o item subseqüente, acerca de fármacos de uso veterinário e de seus resíduos em alimentos.
 
Não existe um órgão internacional responsável pelo estabelecimento de propostas de limites máximos de resíduos de medicamentos em alimentos de origem animal. Cabe a cada país desenvolver investigações para a determinação desses limites e, também, definir quais serão as respectivas metodologias analíticas.
Em relação às características fundamentais dos alimentos, analise as afirmativas abaixo.
 
I. As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) podem ter, basicamente, duas origens: química e microbiológica ou parasitária.
 
II. As DTAs de origem microbiológica podem ser de origem exógena e endógena, sendo que, nesta última, os alimentos são contaminados durante o processo produtivo.
 
III. Desde os tempos mais remotos, emprega-se a acidificação dos alimentos como meio de conservação. O pH adverso afeta dois aspectos da célula microbiana: o funcionamento de suas enzima e o transporte de nutrientes no interior da célula.
 
IV. Um procedimento usado para conservação dos alimentos é a secagem, ou dissecação. A preservação pela dissecação é uma consequência direta da remoção ou ligação da umidade, sem a qual os micro-organismos são incapazes de se desenvolver.
 
Está correto o que se afirma em:
Geralmente alimentos ricos em gordura vegetal é possível prever que geralmente apresentam:
A acidez elevada em leites é resultante da acidificação da lactose provocada por micro-organismos em multiplicação. De acordo com a Instrução Normativa nº 68, de 12 de dezembro de 2006, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a elevada acidez ou o desequilíbrio salino leva à ocorrência de coagulação do leite, quando se promove a desestabilização das micelas pelo