Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 31 questões

A Amazônia é o mais grandioso e o mais complexo ecossistema do planeta. Ao contrário do que se possa imaginar, sua vegetação não é homogênea, já que, das 100 mil espécies vegetais presentes na América Latina, aproximadamente 30 mil estão na Amazônia. O maior paradoxo que envolve a floresta Amazônica é que, apesar de toda exuberância, seu solo é pobre e facilmente degradável, o que aumenta sua fragilidade. Por utilizar seus próprios resíduos como nutrientes, a floresta sustenta-se de forma cíclica, ou seja, se mantém somente a partir daquilo que produz, pois não possui no solo outros nutrientes. A respeito da diversidade dos vegetais da Amazônia e de suas funções vitais, julgue o item a seguir.
 
As briófitas, diferentemente de outros vegetais, absorvem gás carbônico da atmosfera através das flores.
Observe as definições dos grupos vegetais I, II e III.
 
I- São vegetais simples que não possuem verdadeiras folhas, caules e raízes e nem possuem tecidos especializados no transporte de água e outras substâncias no interior da planta. Entretanto, apresentam rizoides que, além de absorver água, fixam esses organismos ao substrato em ambientes úmidos terrestres.
 
II- São vegetais que dependem da água para a reprodução e não apresentam sementes. Entretanto, apresentam caules, raízes e folhas verdadeiras e, também, apresentam tecidos especializados na condução de materiais no interior de seu corpo.
 
III- São vegetais que não dependem da água para a reprodução. Geralmente os grãos de pólen são levados pelo vento até os elementos reprodutores femininos. Apresentam sementes, mas não apresentam frutos.
 
Assinale a opção que apresenta os nomes dos grupos de vegetais I, II e III, nessa ordem.
Leia o texto abaixo.
 
"Musgo renasce 1.500 anos depois de ficar congelado na Antártica. Pesquisa descreveu pela 1 a vez espécie que sobreviveu por longo tempo.
 
Um musgo na Antártica renasceu após passar mais de 1.500 anos sob uma camada de gelo, um recorde que marca o maior ciclo vital de qualquer planta conhecida, revelou um estudo feito por cientistas britânicos e divulgado esta semana nos Estados Unidos.
 
Os cientistas capturaram amostras das profundezas de um banco de musgos congelados na Antártica. Eles cortaram os núcleos destas plantas e os colocaram em uma incubadora, a temperaturas e níveis de luz que estimulariam seu crescimento em condições normais. Depois de algumas semanas, o musgo começou a crescer,"
 
Disponfvel em:  http://www.sobiologia.com.br/conteudos/noticias/noticia18.pho
 
Sobre os musgos é correto afirmar que:
O ciclo reprodutivo das plantas terrestres apresenta duas fases: a fase esporofítica, que corresponde à planta produtora de esporos, e a fase gametofítica, que corresponde à planta produtora de gametas. Na ilustração, são apresentados diferentes tipos de esporófitos e gametófitos que ocorrem nas plantas.
 
(Sadava et al. Vida: a ciência da biologia, v. II. Adaptado)
 
Considerando os tipos de plantas representados na ilustração, é correto afirmar que o número
A evolução da reprodução das plantas nos ambientes terrestres ocorreu na direção de diminuir a dependência de água. As briófitas são características de locais úmidos, sendo sempre dependentes da água, ao menos para o deslocamento do anterozoide flagelado até a oosfera. As briófitas são plantas