Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 26 questões

Relacione as colunas abaixo quanto aos estágios fenológicos.

Coluna 1 Conceitos

1. Brotamento e emergência
2. Perfilhamento
3. Maturação final dos colmos
4. Crescimento radicular vigoroso

Coluna 2 Definição

(  ) O crescimento torna-se mais intenso, tanto nas laterais quanto em profundidade. A maior parte das raízes está nos primeiros 40 centímetros de profundidade, sendo esta a zona principal no que concerne à absorção de água e nutrientes por parte da cultura.

(  ) Processo de emissão de colmos por uma mesma planta. Esse processo é regulado por hormônios e resulta no crescimento de brotos
que vão em direção à superfície do solo. Esses brotos aparecem de 20 a 30 dias após a emergência do colmo primário.

(  ) O broto rompe as folhas da gema e se desenvolve em direção à superfície do solo. Ao mesmo tempo surgem as raízes do tolete. O colmo primário é um caule em miniatura que surge acima da superfície do solo. Essa fase depende da qualidade da muda, do ambiente, da época e do manejo do plantio. Neste estágio ocorre o aparecimento das primeiras folhas.

(  ) No período entre o outono e o inverno, com a presença de chuvas variáveis e temperaturas mais baixas, existe maior atividade de maturação e menor atividade de crescimento, sendo que há intenso armazenamento de açúcar.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Considere o seguinte conceito em relação aos estágios fenológicos:

“Quando as touceiras atingem altura igual ou superior a dois metros, nota-se o amarelamento e a consequente seca das folhas que se encontram na altura mediana da planta, indicando que já está sendo depositado açúcar nessa região”.
O conceito refere-se à(ao):
Com base nas características morfológicas das unidades de dispersão das plantas, as espécies florestais podem ser classificadas como anemocórica, zoocórica, autocórica, entre outras. Marque a alternativa correta em relação a dispersão:
O mogno brasileiro é uma espécie que apresenta madeira de beleza e qualidade diferenciada, sendo amplamente explorada. Marque a alternativa que apresenta o nome científico do Mogno Brasileiro:
Sobre manejo de gramados e espécies para forração, considere as seguintes afirmativas:
 
1. Considera-se como forrações a vegetação herbácea com altura superior a 60 cm, composta por espécies rústicas que precisam de ambientes sombreados. Sua utilização visa a cobertura do solo ou a formação de canteiros e contornos, ou ainda a cobertura de substrato em floreiras e vasos.
 
2. Entre os diferentes tipos de forrações, podemos citar: floríferas anuais, floríferas herbáceas perenes, gramados, folhagens e espécies rasteiras (algumas trepadeiras).
 
3. Os gramados podem ser implantados através de placas, que cobrem instantaneamente o terreno, protegendo-o contra a erosão. O plantio através de mudas apresenta menor custo, porém exige mais mão de obra. Em áreas de difícil acesso, como barrancos, os gramados podem ser substituídos por espécies como a hera ou outras trepadeiras.
 
4. Entre as gramas mais usadas estão as seguintes espécies: Paspalum notatum (grama-bahia ou batatais), Zoysia japonica (grama-esmeralda), Stenotaphrum secundatum (grama-santo-agostinho) e Axonopus compressus (grama-são-carlos ou curitibana).
 
5. Trepadeiras são plantas que apresentam caules fracos e compridos, que necessitam de suporte ou tutor para se apoiarem. Podem ser usadas no paisagismo em pequenos espaços, onde não é possível o plantio de árvores; no revestimento de muros e paredes; para ocultar objetos ou vistas desagradáveis.
 
Assinale a alternativa correta.