Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 101 questões

Em relação às atribuições pertinentes ao responsável técnico na aplicação de boas práticas de fabricação em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, assinale a alternativa INCORRETA.
Com  base  na  Portaria  n.°  78/2009,  que  aprova  a  Lista  de  Verificação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação e  as Normas para Cursos de Capacitação em Boas Práticas para  Serviços  de Alimentação e  dá  outras  providências,  julgue  o  item.
 
O  responsável  pelas  atividades  de  manipulação  dos  alimentos  é  o  funcionário  designado,  que  deve  se  atualizar anualmente em higiene pessoal, manipulação  higiênica  dos  alimentos  e  doenças  transmitidas  por  alimentos, microbiologia dos alimentos e administração  das Unidades de Alimentação e Nutrição. 
OS Manuais de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (MBP) são documentos obrigatórios em todos os estabelecimentos processadores, manipuladores e que comercializem alimentos. Nele estão descritas todas as regras de conduta indispensáveis que garantam a qualidade microbiológica dos alimentos durante seu processamento. O único tópico que não precisa constar em um MBP é:
As Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF) são indispensáveis para garantir as condições higiênico-sanitárías dos alimentos preparados e evitar as doenças transmitidas pelos alimentos. Sobre as BPF de alimentos, analise as seguintes afirmativas.
 
I. Deve ser realizada manutenção periódica dos equipamentos e utensílios, além de calibração dos instrumentos ou equipamentos de medição, mantendo o registro da realização dessas operações.
 
II. A área de preparação dos alimentos deve ser higienízada quantas vezes for necessário e, imediatamente, após o término do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir 3 contaminação dos alimentos causada por produtos saneantes e pela suspensão de partículas. Os desodorizantes em quaisquer das formas somente poderão ser utilizados no término do trabalho.
 
III. As matérias-primas, os ingredientes e as embalagens devem ser submetidos à inspeção e aprovados na recepção. As embalagens primárias das matérias-primas e dos ingredientes devem estar íntegras, e as temperaturas de conservação devem ser verificadas nas etapas de recepção e de armazenamento.
 
Está correto o que se afirma em:
Entende-se que as Boas Práticas devem