Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 64 questões


No final do século XX, a economia capitalista mundializada produziu uma segmentação geoeconômica atestada na formação de blocos econômicos. O quadro atual é resultado de vários desdobramentos não só econômicos, mas sociais e culturais.

Nesse contexto, julgue o item subseqüente.

A globalização de fluxos comerciais e do movimento de capitais tem na constituição dos blocos econômicos supranacionais um entrave para o seu desenvolvimento.
Não obstante, a valorização de fatores subjetivos possibilita uma melhor visão global das direções preferenciais no sentido do progresso. Por conseguinte, o aumento do diálogo entre os diferentes setores produtivos maximiza as possibilidades por conta das diversas correntes de pensamento. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a execução dos pontos do programa exige a precisão e a definição das condições financeiras e administrativas exigidas. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o surgimento do comércio virtual oferece uma interessante oportunidade para verificação dos relacionamentos verticais entre as hierarquias.

            Do ponto de vista político, o mundo apresenta o aspecto de um grande caos: por um lado, a multiplicação de uniões econômicas regionais, por outro, o renascimento de nacionalismos, ascensão de fundamentalismo, Estados divididos. A maioria dos conflitos são internos, intra-estatais. Além disso, redes internacionais de caráter mafioso e o crime organizado constituem novas ameaças porque controlam toda a espécie de circuitos clandestinos (prostituição, contrabando, tráfico de drogas, venda de armas, disseminação nuclear).

J. W. Vesentini. Novas geopolíticas - as representações do século XXI. Contexto, p. 75 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue o item a seguir.

É observada a formação de uniões econômicas regionais pela reunião de países geograficamente limítrofes ou não, onde perduram políticas de resistência à globalização da economia, impedindo o comércio com outros blocos econômicos e países para concentrar o aumento de riqueza dos países pertencentes ao próprio bloco.
No que se refere às dinâmicas políticas e econômicas do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e de outros blocos econômicos, julgue o item subsequente.
 
Nos últimos anos, o Paraguai vem atraindo indústrias brasileiras por intermédio da Lei das Maquilas, em um processo semelhante ao ocorrido no México, quando da formação do NAFTA.
No que se refere às dinâmicas políticas e econômicas do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e de outros blocos econômicos, julgue o item subsequente.
 
A dimensão política do bloco inclui o Parlamento do MERCOSUL (PARLASUL), criado em 2005 como órgão de representação dos povos do MERCOSUL, cuja sede é rotativa, assim como a presidência do bloco.