Biossegurança e risco biológico

Em laboratórios de biologia molecular, freqüentemente são realizados experimentos com microrganismos.

Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

No Brasil, enquanto não forem definidas normas de biossegurança que regulamentem a manipulação genética de microrganismos patogênicos em laboratório, essa manipulação é considerada proibida.

Em laboratórios de biologia molecular, freqüentemente são realizados experimentos com microrganismos.

Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

Microrganismos que apresentem classe de risco 4 devem ser manipulados em laboratórios de microbiologia com nível de segurança normal, pois essa classe é a que apresenta menor risco.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos riscos de acidentes com material biológico.
O antrax é uma toxinfecção aguda que, em geral, acomete a pele sob as formas de lesão bolhosa e pústula maligna. As formas viscerais são raras, embora graves, representadas pelo carbúnculo pulmonar, gastrintestinal e neuromeníngeo. Utilizado como arma biológica na prática do bioterrorismo, por vezes, torna necessária a coleta do material. No caso do material suspeito apresentar indicativo de suspensão ou dispersão no ambiente, orienta-se, para quem o coletar e recolher, o uso dos seguintes equipamentos de proteção individual, exceto
No que se refere à coleta e à preservação de amostras de água, sedimentos, efluentes químicos e animais para análises em laboratório, julgue o item.
 
Para a coleta, o transporte e a manipulação, em laboratório, de anfíbios, é necessário o uso de luvas, óculos de proteção e jalecos, visto que esses animais podem liberar substâncias tóxicas de seu tegumento.