Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 27 questões

As lipoproteínas são complexos macromoleculares que atuam como transportadores de lipídeos no plasma.

 

Tais estruturas são tipicamente esféricas e contém lipídeos não polares neutros em seu núcleo e lipídeos anfipáticos polares, além de uma ou mais proteínas específicas, denominadas apolipoproteínas, em sua superfície.

 

Sobre as apolipoproteínas, é correto afirmar que

Sobre o metabolismo lipídico e as dislipidemias, assinale a alternativa correta.
Lipidograma é um conjunto de exames realizados para avaliação do metabolismo dos lipídios. Assinale a alternativa que aponta o exame que NÃO faz parte do lipidograma.
Considerando-se a dosagem de colesterol total e suas frações, marcar C para afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
(---) A dosagem é indicada para indivíduos infectados pelo HIV antes do início do tratamento com antirretrovirais.
 
(---) O soro é o material biológico utilizado.
 
(---) Valores de colesterol LDL > 60mg/dL estão associados à redução do risco de eventos cardiovasculares.
 
A aterosclerose é uma das principais causas de morte, principalmente nos países ocidentais. Essa doença está correlacionada com o quadro hiperlipidêmico dos pacientes, contribuindo para a formação das placas ateromatosas, que se depositam no endotélio, levando a sua obstrução. Em muitos casos, o controle medicamentoso é indicado, sendo a niacina, os derivados do ácido fíbrico e os inibidores competitivos da HMG-CoA redutase as três principais classes de compostos disponíveis. Em relação ao mecanismo de ação da niacina, assinalar a alternativa CORRETA: