Bioquímica das Doenças Endócrinas e Hormônios Sexuais
O hormônio do crescimento (GH) é dos hormônios mais avaliados na rotina laboratorial. Sobre esse exame laboratorial, assinale com V as afirmativas VERDADEIRAS e com F as afirmativas FALSAS.
 
(  ) A avaliação hormonal basal do GH em algumas situações clínicas não é suficiente para a avaliação do funcionamento da hipófise.
 
(  ) O emprego de testes dinâmicos para a avaliação do GH consiste em avaliações seriadas, em resposta a algum agente provocativo, seja medicamentoso, alimentar ou físico.
 
(  ) Para a investigação de síndromes de hiperfunção da hipófise devem ser realizadas provas funcionais de supressão.
 
(  ) As provas funcionais induzem situações que alteram o equilíbrio fisiológico, interferindo no sistema de controle normal, e têm como consequência ou aumento ou supressão da liberação hormonal.
 
(  ) A baixa estatura deve ser avaliada laboratorialmente por meio da dosagem do GH quando a velocidade de crescimento da criança é menor que o percentil 25 por mais de seis meses ou quando a idade óssea é dois anos inferior à idade cronológica.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Os hormônios sexuais são sintetizados pelos ovários, testículos e glândulas supra-renais. Esses hormônios são responsáveis pela manifestação das características sexuais e são vitais na reprodução humana. Sobre esses hormônios podemos afirmar que:

I-Estrogênios são hormônios que causam a masculinização do trato genital e o desenvolvimento e manutenção das características sexuais masculinas.

II-Androstenediona é um metabólito produzido pelas gônadas e córtex supra-renais precursor da síntese de testosterona na circulação periférica de mulheres em idade adulta, onde circula de modo não especifico ligado à albumina.

III-A progesterona é utilizado na avaliação da função fetal e placentária. As determinações da progesterona podem ser realizadas tanto na urina de 24h como no soro ou plasma.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativas:
Uma das glândulas mais importantes envolvidas em todo o metabolismo corporal é a tireoide. Sempre sob influência do eixo hipotálamo-hipófise, seus distúrbios são bastante comuns com prevalência maior em mulheres jovens em idade fértil.
 
Em relação à fisiologia tireoidiana, diagnóstico laboratorial e intervenções terapêuticas, marque a alternativa CORRETA:
Hiperaldosteronismo primário (HAP), antes considerado uma causa rara de hipertensão, pode corresponder, em séries recentes, a 5-10% da população de hipertensos. Embora alguns considerem o HAP como a principal causa de hipertensão secundária, outros recomendam cautela na análise desta recente “epidemia”.
 
O diagnóstico laboratorial do HAP se baseia em, EXCETO: