Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 16 questões

A Biopirataria é um crime silencioso que configura em um verdadeiro êxodo do patrimônio genético da fauna e flora do país, favorecendo laboratórios e multinacionais do mundo todo.
 
Sobre essa prática, assinale a alternativa correta.
Do mesmo modo, a hegemonia do ambiente político estimula a padronização do levantamento das variáveis envolvidas. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a valorização de fatores subjetivos promove a alavancagem do orçamento setorial. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se o fenômeno da Internet causa impacto indireto na reavaliação dos modos de operação convencionais. Neste sentido, a constante divulgação das informações cumpre um papel essencial na formulação das novas proposições.
A nível organizacional, o surgimento do comércio virtual pode nos levar a considerar a reestruturação do retorno esperado a longo prazo.
O Brasil é considerado um país megadiverso, com cerca de 22% das espécies nativas mundiais, aliás, o País com maior diversidade biológica (biodiversidade) do planeta.

Pela vasta riqueza vegetal e animal, o Brasil é alvo constante de biopiratas. Ao contrário de outras formas de contrabando ou de reprodução ilegal de conhecimentos sem autorização dos respectivos proprietários ou detentores, a biopirataria não é tipificada como ilícito criminal, mas apenas ilícito administrativo, com aplicação de multas que, excepcionalmente, são recolhidas pelo infrator.

Disponível em: <http://bd.tjmg.jus.br/jspui/bitstream/tjmg/555/1/D3v1832007.pdf>.
Acesso em: 27 abr. 2016, com adaptações.
 
Com relação à biodiversidade e à biopirataria, assinale a alternativa correta.
A biopirataria consiste na exploração, manipulação e apropriação ilegal de espécies da fauna e da flora, de material genético e de conhecimentos das populações tradicionais. O conceito surgiu em 1992, com a “Convenção Sobre Diversidade Biológica”, apresentada na Eco92 e é a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e armas.
(https://www.estudopratico.com.br/biopirataria-o-que-e-como-age-no-brasil-e-o-combate/)

Sobre a biopirataria, podemos afirmar que:
A biopirataria não é apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e fauna, mas principalmente, a apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais. Esta prática envolve diversos tipos de crime, incluindo contra a fauna. Assinale o item abaixo que descreve o comércio ilegal de fauna: