Biomecânica e Cinesiologia na Fisioterapia
Os movimentos de elevação e abaixamento da escápula a partir da “articulação escapulotorácica” ocorrem como resultado de uma combinação do movimento das articulações esternocostoclavicular e acromioclavicular, denominado
Os músculos infraespinhal e redondo menor são rotadores laterais do ombro. Durante a palpação da inserção desses músculos, o posicionamento da articulação do ombro do paciente, a partir da posição sentada, que apresenta a menor quantidade de tecido de revestimento permitindo um bom exame de palpação é:
O Fisioterapeuta avaliou um paciente do sexo feminino com 62 anos de idade, relatando dor intensa na região do tubérculo maior do úmero aos movimentos de flexão e abdução do ombro. Sobre a biomecânica da região avaliada, assinale a afirmativa INCORRETA.
O equilíbrio é a habilidade do indivíduo de manter a postura ereta contra os efeitos dinâmicos modificadores da gravidade sobre os segmentos corporais. Durante as atividades de vida diária (AVDs) e instrumentais, o centro de massa pode deslocar-se de várias formas exceto por:
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. Entre os movimentos da articulação do tornozelo está a ____________ que é a combinação de supinação e adução do antepé, mais livre em flexão plantar. A ____________é a combinação de pronação e abdução do antepé, mais livre em dorsiflexão.