Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 80 questões

Alguns homens e algumas mulheres de uma tropa do corpo de bombeiros militar, recém incorporados, estavam em treinamento, numa mata fechada. Todos eram supervisionados por oficiais graduados e muito experientes para as investidas. Passariam alguns dias no local para vivenciar treinamentos de sobrevivência, de resistência, de resgate, de socorro de vítimas e para a observação da capacidade de liderança em grupo. Depois do segundo dia, depararam-se com um fato inesperado. Um dos alunos encontrou uma mandíbula, algumas vértebras cervicais com sangue e restos de tecidos. Ainda bem próximo, existiam ossos queimados e aflorados ao chão, mas com barro endurecido. Todo o achado estava numa área com pouca vegetação, na descida de um córrego. Prontamente, o aluno mostrou para outros que acionaram a presença do oficial responsável pela equipe. Eles foram orientados para chamar o pessoal da perícia criminal da polícia civil. Inicialmente, os peritos reconheceram que os restos mortais que eram de um humano. Havia informações do desaparecimento de uma pessoa naquela redondeza. Logo após a retirada dos achados, um soldado aluno comentou que deveria ser comprovada a suposta pessoa desaparecida. Porém, para se ter a certeza biológica de que se tratava dessa pessoa, uma mulher jovem; moradora de rua; sem nenhuma identificação documental; nem tão pouco com laços familiares comprovados, seria necessário um exame detalhado do código genético, do DNA.
 
Esse caso deveria ser comprovado no laboratório de perícia criminal, com destaque para a Genética forense, a fim de
Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal.  Sabe-se que, entre outros aspectos, o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas pelo calor da explosão.
 
Com base nessas informações e tendo em vista os diferentes padrões de herança de cada fonte de DNA citada, a melhor opção para a perícia seria a utilização
A traumatologia Forense é uma importante área da Medicina Legal e estuda as energias vulnerantes e as lesões produzidas por elas.
 
A partir dos conhecimentos relativos à anatomia humana, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação às diferentes áreas da Biologia Forense, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Genética Forense.

2. Hematologia Forense.

3. Botânica Forense.

4. Tricologia Forense.

5. Entomologia Forense.

Coluna 2

( ) Área da Biologia Forense que estuda a bioecologia de insetos para responder questões legais.

( ) Divisão das Biociências Forenses que entre outras coisas possibilita a identificação humana.

( ) Pode auxiliar a identificação de espécies animais a partir de seu padrão de pelos.

( ) Inclui os estudos da Palinologia e Ficologia.

( ) Pode apontar a altura de desprendimento de uma gota de sangue.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A coleta de vestígios biológicos em local de crime ou mesmo do próprio corpo humano é uma das etapas mais críticas dos exames periciais.
 
Falhas decorrentes de imprudência ou imperícia do profissional ao manipular as amostras podem ocasionar até mesmo a invalidação da prova técnica. Em relação aos procedimentos adotados no gerenciamento dos vestígios, assinale a alternativa correta.