Biologia da conservação

Considere que um agroecossistema, baseado em monocultura, será implantado próximo à zona de amortecimento de uma unidade de conservação. Com o objetivo de avaliar os impactos deste empreendimento sobre ambientes naturais próximos, devem ser monitorados prioritariamente a


Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, o conceito de conservação inclui a preservação e a


A largura da borda de um fragmento florestal é um dado vital para o planejamento, legislação e manejo de paisagens. Em 1998 foi realizado um estudo de bordas no norte do Paraná, uma paisagem homogênea do ponto de vista ambiental (solo, clima, altitude) e de histórico de perturbação. Foram avaliadas 49 bordas em 19 fragmentos de 0,4 a 650 hectares. Os resultados são apresentados nas figuras abaixo.



(Richard B. Primack, Efrain Rodrigues. Biologia da Conservação. Londrina: Vida, 2001. p. 101)

Os resultados indicam que nos parâmetros analisados


Uma equipe foi encarregada de analisar três propostas com o objetivo de escolher uma área natural a ser conservada em uma região composta por diferentes tipos de vegetação. As áreas escolhidas para conservação, nas três propostas, estão delimitadas por linhas espessas nos esquemas abaixo.



Do ponto de vista técnico, a proposta mais correta é a

Questão anulada

O gráfico abaixo apresenta o rendimento da pesca de uma espécie de peixe. Nesta espécie os peixes são agrupados em classes em ordem crescente de tamanho (I a V) que apresentam taxas específicas de fecundidade e de mortalidade. A curva A representa o efeito de pescar apenas peixes da classe III ou superior. A curva B representa a pesca de peixes de todas as classes.



(Adaptado de G. K. Meffe and Carroll, R. Principles of Conservation Biology. Inc. Sinauer Associates, Massachusetts: 1994, p. 343)

A análise do gráfico permite concluir que