Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 183 questões

Com relação à fauna e à flora do estado de Alagoas, julgue o item que se segue.
 
A implantação de unidades de conservação do meio ambiente em Alagoas, no início da década de 80 do século passado, manteve toda a área de Mata Atlântica da região intacta e protegida contra os avanços da exploração agrícola e da construção civil.
Nas próximas décadas, o clima brasileiro provavelmente será mais quente, com aumento gradativo e variável da temperatura média em todas as regiões do país (entre 1 ºC e 6 ºC até 2100), em comparação à média registrada no final do século XX. No mesmo período, está prevista a diminuição significativa da ocorrência de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. No entanto, haverá um aumento do número de precipitações nas regiões Sul e Sudeste. Entre essas conclusões, apresentadas no primeiro Relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), constam, ainda, o aumento progressivo da temperatura da caatinga (entre 3,5 ºC e 4,5 ºC) e a diminuição da ocorrência de chuvas nesse bioma (entre 40% e 50%).

Internet: <www.pbmc.coppe.ufrj.br> (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o próximo item.
 
O fenômeno descrito no texto poderá afetar a biodiversidade e aumentar na região Sul os casos de doenças, como a dengue.
As Áreas de Preservação Permanente têm a função de preservar locais frágeis, como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, além de proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, entre outros.
 
Fonte: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/11/entenda-as-principais-regras-do-codigo-florestal, acessado em: 20/03/17.
 
Tal recomendação ainda é válida para áreas de ocupação urbana com encostas e barrancos, comuns a muitas cidades brasileiras. Durante as chuvas, tem-se um aumento do risco de deslizamento nessas áreas, quando elas não recebem tratamentos de prevenção de acidentes adequados. Utilizando os conhecimentos básicos acerca da Mecânica, dos Fenômenos Térmicos e dos Fenômenos Climáticos relacionados ao Ciclo da Água, é CORRETO afirmar que
É formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente. Este conceito é dado a:
A Biologia da Conservação tem como objetivo principal o estudo das causas da perda da biodiversidade em todos os níveis (individual, ecossistema, genética) e de que maneira é possível minimizar esta perda.

Sobre os agentes que provocam a extinção de uma espécie, segundo a Biologia da Conservação, analise as afirmativas a seguir.

I. A exploração que gera a redução da população efetiva.
II. As interações sinérgicas por meio das quais a extinção de uma espécie gera a extinção de outras, graças a um efeito em cadeia.
III. A introdução de espécies invasoras que competem com habitats nativos ou modificados.

Está correto o que se afirma em