Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 12 questões

A biogeografia é um ramo das ciências naturais que se empenha em compreender os processos responsáveis pela distribuição dos organismos no espaço e sua mudança através do tempo. É um campo de estudo integrativo, pois combina informações obtidas da geografia, biologia e geologia. Os objetivos recorrentes da disciplina envolvem responder a perguntas sobre onde ocorrem as espécies, por que ocorrem, onde estão e como a distribuição pode se modificar no tempo (Lomolino e col., 2005). Sobre biogeografia, relacione os conceitos e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
 
I. Biogeografia Vicariante ou Cladística.
( ) Estudo da área geográfica das unidades taxonômicas, tais como espécies, gênero, família, etc., de sua origem e de suas mudanças dos limites e características dos territórios florais e faunísticos.
II. Biogeografia Dispersionista.
( ) Entende que a concordância entre os padrões filogenéticos e biogeográficos de dois ou mais grupos monofiléticos é uma evidência de que eles compartilham uma história comum.
III. Biocenologia.
( ) Estudo das comunidades de organismos, vista em seus diferentes aspectos, como organização, composição taxonômica, dinâmica e extensão geográfica.
IV. Corologia.
( ) Explica a distribuição disjunta de grupos relacionados através do mecanismo de dispersão, que possibilita que as espécies ultrapassem barreiras geográficas.
 
No interior de São Paulo, foi descoberta uma nova espécie de formiga, a Mycrocepurus castrator. Trata-se de um inseto que parasita as formigas M. goeldii, com quem compartilha a mesma colônia. A partir de dados genéticos, os pesquisadores descobriram que a especiação de M. castrator ocorreu a partir de M.
 
goeldii e, na mesma colônia compartilhada por ambas as espécies. Em relação ao processo de especiação de M. castrator, é correto afirmar que foi do tipo:
A teoria da biogeografia de ilhas proposta por MacArthur estabelece uma relação entre o número de espécies e uma área (km2) que pode ser uma ilha ou um fragmento de vegetação. O gráfico abaixo mostra a curva que caracteriza uma distribuição potencial e a equação de ajuste em um caso hipotético, onde c e z são as constantes de ajuste ou o coeficiente linear da reta (c) e o coeficiente angular da reta (z).
 
 
Para transformar a curva do gráfico em uma reta, é necessário usar a equação:
Sobre a teoria de Biogeografia de ilhas MacArthur e Wilson (1963, 1967) e suas aplicações ecológicas, assinale a alternativa correta.
Em relação à biogeografia é falso dizer que