BIM

            O termo 'prototipagem rápida' é utilizado para designar o conjunto de novas tecnologias para produzir, em pouco tempo e com o mínimo de intervenção humana, peças virtuais precisas de modelos CAD-3D.

Ali K. Kamrani; Emad Abouel Nasr. Rapid Prototyping: Theory and Practice. Springer, 2005, p. 254 (com adaptações).

Com base no trecho acima e nas novas técnicas computacionais aplicadas à arquitetura, julgue o item.

Os softwares computacionais da plataforma BIM (building information modeling) tornam mais eficazes e produtivas as tarefas de compatibilização de projetos complementares.
Julgue o item a seguir, acerca dos programas de computador que auxiliam arquitetos e engenheiros em suas práticas diárias.

O BIM (Building Information Model) tem como objetivo acompanhar o edifício desde as primeiras ideias até além da inauguração. As adaptações pós-uso e até uma eventual demolição devem ser monitoradas pelas informações integradas do BIM.
As normas técnicas do desenho arquitetônico associadas à evolução dos programas computacionais específicos para a arquitetura permitiram a universalização da linguagem arquitetônica no mundo. Acerca desse assunto e dos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
 
O desenho paramétrico, que pode ser desenvolvido e executado no programa AutoCAD, tem a propriedade de se modificar de modo inteligente, tanto geometricamente quanto dimensionalmente.
Com a chegada da modelagem da informação da construção, tem-se uma mudança de paradigma, que pode alterar de maneira profunda as relações de trabalho entre as equipes envolvidas num mesmo projeto. A plataforma ou conceito Building Information Modeling − BIM
Na era da informação, o modo como a tecnologia tem alterado o processo e as ferramentas disponíveis na arquitetura e na construção constitui um novo paradigma. Os softwares de última geração podem fornecer uma série de informações gráficas para a construção de entidades geométricas bi e tridimensionais ou mesmo simular as condições de fabricação, no “chão de fábrica”. A ferramenta que permite a criação e as modificações do desenho pela simples entrada de números, indicando dimensões e relações entre as entidades ou objetos desenhados, é denominada: