Big Data
A expressão Big Data é utilizada para descrever o contexto da informação contemporânea, caracterizada pelo volume, velocidade e variedade de dados disponíveis, em escala inédita.

Com relação às características do Big Data, analise as afirmativas a seguir.

I. O volume da informação se refere ao fato de que certas coleções de dados atingem a faixa de gigabytes (bilhões de bytes), terabytes (trilhões), petabytes (milhares de trilhões) ou mesmo exabytes (milhões de trilhões).

II. A velocidade está relacionada à rapidez com a qual os dados são produzidos e tratados para atender á demanda, o que significa que não é possível armazená‐los todos, de modo que somos obrigados a escolher dados para guardar e outros para descartar.

III. A variedade significa que os dados de hoje aparecem em todos os tipos de formatos, como, por exemplo, arquivos de texto, e‐mail, medidores e sensores de coleta de dados, vídeo, áudio, dados de ações do mercado ou transações financeiras.

Assinale:

Julgue o item subsecutivo, acerca de procedimentos de segurança e educação a distância (EAD).


A Big Data pode ser utilizada na EAD para se entender as preferências e necessidades de aprendizagem dos alunos e, assim, contribuir para soluções mais eficientes de educação mediada por tecnologia.

Os termos Business Intelligence (BI) e Big Data confundem-se em certos aspectos. Uma conhecida abordagem para identificação dos pontos críticos de cada paradigma é conhecida como 3V, e destaca:

No que concerne a data mining (mineração de dados) e big data, julgue o item.


Devido à quantidade de informações manipuladas, a (cloud computing) computação em nuvem torna-se inviável para soluções de big data.

Em relação a Big Data e NoSQL, é correto afirmar que