Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)
Um importante sistema de informação nacional, mantido pelo IBICT, que ocupa a segunda maior posição no mundo em termos de quantidade de conteúdos é a BDTD –
Corresponde ao órgão que coordena a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD):
O projeto da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico, é uma iniciativa do IBICT em parceria com instituições brasileiras de ensino e pesquisa. Neste sentido, a BDTD:
Qual é a sigla utilizada para identificar bases de dados de universidades que têm, como principal objetivo, armazenar e disseminar os trabalhos finais, em sua versão digital, dos mestres e doutores?
A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), desde a sua criação, faz uso de soluções livres em toda a sua estrutura de funcionamento. Recentemente, passou a adotar o coletador desenvolvido e utilizado pela Rede de Repositórios de Acceso Abierto a la Ciencia, cujo nome é: