Bebidas
Na produção da cerveja podem ocorrer falhas no processamento e/ou escolha inadequada de matéria-prima, originando defeitos como:
São exemplos de produtos obtidos por fermentação alcoólica, acética e lática, respectivamente:
As bebidas não alcoólicas apresentam consumo crescente no mundo inteiro, principalmente as bebidas obtidas de frutas, pelo fato de as mesmas se constituírem em fontes fundamentais de vitaminas e minerais para a dieta humana. A maçã contém ácido málico (C4H6O5) na sua composição, entretanto, no processamento do suco de maçã, é desejável a adição de ácido málico como acidulante (INS 296) para conservar e garantir a qualidade do produto. Se a concentração molar do ácido málico em um suco de maçã industrializado é de 0,185 mol/L, determine a massa desse ácido utilizada na produção de 5.000 litros desse suco:
(Massas Atômicas: H= 1; C= 12; O=16)
A fermentação acética é um processo conhecido desde a Antiguidade, quando vinhos armazenados em contato com o ar apresentavam azedamento ou avinagramento.
 
Em relação à fermentação acética, considere as afirmativas abaixo.
 
I - A produção de vinagres a partir de cereais (trigo, arroz, etc.) ou tubérculos (batata, mandioca, etc.) constitui em dois processos fermentativos sucessivos.
 
II - A produção de vinagres a partir de soluções alcoólicas é um processo fermentativo aeróbio.
 
III - A fermentação acética utiliza um cultivo misto de bactérias do gênero Acetobacter, no qual as condições do meio de fermentação (baixo pH e presença de etanol) selecionam as cepas mais produtivas e adequadas.
 
Quais estão corretas?
São bebidas destilo-retificadas: