Base nacional comum curricular do ensino em artes
Vejamos o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) quando aos temas transversais: "são questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões." O compositor e educador Murray Schafer (2001), que traz uma efetiva contribuição, com seu trabalho de ecologia acústica, nos diz que " em primeiro lugar, precisamos ensinar às pessoas como ouvir mais cuidadosa e criticamente a paisagem sonora; depois, precisamos solicitar sua ajudar para replanejá-la". Assinale a alternativa que está de acordo com esta premissa de Schafer.
Considerando-se o “Diário de bordo”  do professor, é correto afirmar

Assinale a alternativa incorreta.
Considerando-se que o mundo contemporâneo e globalizado tem a necessidade de professores com uma boa formação. Esse tem sido um dos pontos mais discutidos atualmente. Essas indagações levantaram respostas parecidas, dizendo que o professor necessita aprender a:
O sistema educacional brasileiro deve compreender a singularidade e a diversidade presentes no país. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à cultura indígena nas escolas.
“Augusto Rodrigues era uma personalidade carismática, seduzindo pela eloquência e pela iconoclastia. Frequentemente usava sua expulsão da escola como exemplo de ineficácia do sistema escolar, pois fora bem-sucedido na sociedade apesar da escola, fazendo as jovens professoras, desiludidas do sistema, delirarem” (BARBOSA, Ana Mae, 2008, p. 8). Augusto Rodrigues é um dos principais fundadores de importante instituição cultural e educacional que em 2018 completou setenta anos denominada: