Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 263 questões

De acordo com os PCNs, a seleção e a ordenação de conteúdos gerais de Arte têm como pressupostos a clarificação de alguns critérios, que também encaminham a elaboração dos conteúdos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança e, no conjunto, procuram promover:
O lugar é a concreta manifestação do habitar humano.

Consideradas sinônimos, as palavras espaço e lugar, apesar de estarem diretamente relacionadas, possuem características particulares quando se trata das relações entre ensino e aprendizagem. É correto afirmar que
A deficiência exige, muitas vezes, adaptações. E dentro delas há inúmeras possibilidades. Em relação ao fazer musical, podemos promover adaptações de instrumentos musicais (...). Outra possibilidade são as adaptações de objetivo e de conteúdo, isto é, alterações no currículo para que o aluno possa acompanhar melhor a aula.

(Adaptado de: LOURO, Viviane S., A formação docente musical diante da inclusão, 2006)

Dentre os abaixo, NÃO se refere à adaptação de material didático visando a inclusão de pessoas com defi-ciência no processo de ensino-aprendizagem que tem a música como conteúdo:
Precisamos preparar o homem para indagar e resolver por si seus próprios problemas.

Nesta frase do educador Anísio Teixeira, os termos “preparar” e “resolver” correspondem, quando presentes em um planejamento pedagógico, a ações relativas, respectivamente, a
Os Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’s) já estão nas escolas, influenciando a prática pedagógica e também gerando inquietações, inclusive na área de Arte.
 
De acordo com o PCN’s-Arte (p.: 49) o conjunto de conteúdos está articulado dentro do processo de ensino e aprendizagem e explicitado por intermédio de ações em três eixos norteadores que são: