Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Na instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está presente o caráter de colaboração, estabelecido no sistema educacional pela Constituição Federal e LDB, ao configurar a definição curricular como sendo composta de uma base nacional comum e uma parte diversificada. Sobre a base nacional comum, é correto afirmar que
Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, entre outras, as seguintes diretrizes:
 
1. difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
 
2. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
 
3. consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento.
 
4. orientação para o trabalho.
 
Estão corretos apenas os itens:
Organicamente articuladas, a base comum nacional e a parte diversificada são organizadas e geridas de tal modo que também as tecnologias de informação e comunicação perpassem transversalmente a proposta curricular desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. imprimindo direção aos projetos político-pedagógicos. Ambas possuem como referência geral o compromisso com saberes de dimensão planetária para que, ao cuidar e educar, seja possível a escola, entre outros aspectos, conseguir:
 
1. ampliar a compreensão sobre as relações entre o individuo, o trabalho, a sociedade e a espécie humana, seus limites e suas potencialidades, em outras palavras, sua identidade terrena.
 
2. adotar estratégias para que seja possível, ao longo da Educação Básica, desenvolver a letramento emocional, social e ecológico; o conhecimento cientifico pertinente aos diferentes tempos, espaços e sentidos; a compreensão do significado das ciências, das letras, das artes, do esporte e do lazer orientação para o trabalho.
 
3. viver situações teóricas a partir das quais seja possível perceber Que há uma única visão de mundo, portanto, um fenômeno, um problema a ser solucionado.
 
4. ensinar a compreender o que é ciência, qual a sua história e a quem ela se destina.
 
Estão corretos apenas os itens:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9.394/1996, estabelece a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica, com a finalidade de garantir o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da comunidade. Tal diretriz coloca em pauta a questão da formação dos professores em torno da Pedagogia da Infância e da necessidade de contemplar na escola todas as dimensões humanas.

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A Base Nacional Curricular Comum − BNCC centraliza o componente curricular de artes voltado para o ensino fundamental nas linguagens de artes visuais, dança, teatro e música. Tal documento propõe que a abordagem das quatro linguagens citadas articule de maneira indissociável e simultânea às seguintes dimensões do conhecimento: criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão.

Dentro desse contexto é possível compreender a dimensão “expressão” como: